AtendimentoDúvidas Frequentes

Dúvidas sobre o Colégio Murialdo

1 - As atividades extracurriculares são somente para os alunos do Colégio Murialdo?

Sim, as atividades extracurriculares são somente para alunos matriculados.

2 - A partir de qual idade as crianças podem estudar no Colégio Murialdo?

Para estudar no Murialdo, o aluno precisa ter quatro anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em curso.

3 - Existe desconto de mensalidade?

Existe a possibilidade de efetuar o pagamento de toda a anuidade com 8% (apenas no valor da mensalidade) de desconto no início do ano. Ou para caso de alunos irmãos: o segundo, ganha 10% de desconto na mensalidade.

4 - Qual é o horário de abertura do prédio para a entrada dos alunos? E fechamento?
  • A abertura do prédio é às 7 horas e o fechamento, às 12h30min.
  • A abertura do prédio é às 13 horas e o fechamento para o Colégio, às 19 horas.
5 - O uso do Uniforme é obrigatório?

Sim, O uniforme escolar é de uso obrigatório em todas as atividades escolares. Caso o aluno comparecer ao Colégio sem o uniforme e sem justificativa na agenda, o mesmo permanecerá em local determinado pela Coordenação até que o responsável pelo mesmo traga o uniforme. A Instituição não se responsabilizará por uniformes extraviados. Sugere-se que seja bordado o nome do aluno no uniforme.

6 - Quais são as empresas credenciadas para a confecção do Uniforme?
  • Confecção D’Agostini: Av. Júlio de Castilhos, 2425 | Fone: (54) 3223.8440 | Centro | Caxias do Sul (RS)
  • Confecção Fokos: Av. Rio Branco, 1779 - Fone: (54) 3217.7812 | Bairro Rio Branco | Caxias do Sul (RS)
  • Confecção Katz: Pinheiro Machado, 1387 - Fone: (54) 3066.1717 | Centro | Caxias do Sul (RS)
  • Confecção Vezzaro: Borges de Medeiros, 42 | Fone: (54) 3223.2640 | Centro | Caxias do Sul (RS)
  • Confecção Vinata: Rua Alfredo Chaves, 1484 | Fone: (54) 3222.0388 | Bairro Exposição - Caxias do Sul (RS)
7 - O Colégio oferece serviço de transporte escolar?

Não. A Instituição não oferece transporte escolar. O transporte é de responsabilidade da família.

8 - Qual limite de faltas?

No máximo 25% da carga horária da disciplina.

9 - Existe abono de faltas?

Não. Porém, se o aluno faltar por motivos médicos comprovados ou outros previsto em lei, as faltas serão justificadas.

10 - Os horários de lanche são separados?

Sim, os alunos têm os horários para tomar lanche separados por segmento.

11 - Como é feita a comunicação entre pais e escola?

Comunicados gerais, avisos, convites, divulgações, são enviados pelo APP EduConnect. No site e nas redes sociais também estão as principais informações sobre o dia a dia, além de fotos dos eventos e atividades realizadas pelos alunos. Os alunos têm uma agenda para recados individuais entre o professor e os pais. Uma das finalidades da agenda escolar é servir de meio de comunicação entre pais e professores, acerca do cotidiano do aluno.Também temos reuniões anuais destinadas aos pais/responsáveis.

12 - Há um calendário anual previamente estabelecido?

Sim. O calendário escolar com feriados, eventos, início e término das aulas, é entregue (impresso) no ato da matrícula e também fica disponível no site. Qualquer alteração é avisada com antecedência.

13 - Meu filho perdeu um material / uniforme. O que faço?

Os materiais e uniformes esquecidos nas dependências da escola são encaminhados para a Sala dos Auxiliares de Coordenação, onde ficam armazenados até serem retirados pelos seus proprietários. Pedimos que coloquem nome, sobrenome e turma em seus pertences para facilitar a identificação.

14 - Como funcionam as atividades extraclasse?

As atividades extraclasse são oferecidas no final do turno da tarde ou no contra turno escolar. O horário e os dias variam de acordo com o cronograma divulgado. As inscrições e os valores a serem pagos deverão ser tratados na Secretaria. Algumas atividades oferecidas: futsal masculino e feminino, balé, ginástica rítmica, canto e coral, violão, teatro, banda marcial, badminton, patinação, entre outras.

15 - Como faço para ganhar bolsa de estudo?

Todo ano, no início do segundo semestre, o Colégio divulga o edital para Bolsa de estudo. O sistema obedece às regras estabelecidas pelo CEBAS-Educação. O CEBAS-Educação é concedido pelo MEC, nos termos estabelecidos na Lei no 12.101, de 2009, às entidades de direito privado, sem fins lucrativos, que atuam diretamente ou por meio de instituições de ensino mantidas, na oferta da educação básica regular e presencial, na oferta da educação superior, ou em ambos os níveis, que atendam ao princípio da universalidade do atendimento, selecionem os bolsistas e beneficiários de demais benefícios pelo perfil socioeconômico e cumpram integralmente os requisitos estabelecidos na referida Lei e no Decreto no 8.242, de 2014, e as regulamentações contidas na Portaria Normativa do MEC nº 15, de 11 de agosto de 2017.  Se você se enquadrar no edital, têm chances de ser contemplado com bolsa parcial ou integral.

16 - O que compreende o Portal Murialdo?

O Portal Murialdo é mais uma ferramenta para facilitar a comunicação entre escola e família. No portal, os pais têm acesso a informações sobre a vida letiva do aluno (notas, faltas, trabalhos). A impressão dos boletos bancários também deverá ser feita via portal. Maiores informações sobre o uso do portal são passadas no ato da matrícula. Caso ainda tiver dúvida, dirija-se à Secretaria.

17 - Qual material didático adotado pelo Murialdo?

Nosso Colégio, bem como toda a Rede Murialdo de Educação, é conveniado com o Sistema Positivo. São quatro apostilas, distribuídas durante o ano letivo.