A Instituição

A instituição atende a Educação Básica: da Educação Infantil ao Ensino Médio, com a possibilidade de Turno Integral para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I

 

Nossa História

Em 2024 o Colégio Murialdo está completando 95 anos de sua fundação.

 

A instituição foi fundada em 1929 com o objetivo de ser um colégio para meninos. Inicialmente funcionou no prédio do “Monastero Della Santíssima Trinitá”, construído em 1909. Este servia de dormitório, cozinha e refeitório. A construção do atual prédio teve início em 1930 e concluído em 1958. Muitos benfeitores de Caxias do Sul colaboraram para viabilizar a construção, dentre eles, destaca-se Dante Marcucci, Celeste Gobato e Luiz Compagnoni.

 

A criação do Colégio Normal Rural aconteceu em 1942. Era em nível ginasial, com alto grau de ensino. Esse curso formou centenas de professores rurais para o Rio Grande do Sul. Muitos deles distinguiram-se em suas comunidades, como Clemente Barreto, Ruy Pauletti, Armando Antonio Sachett, Hermes Zanette, Valter Susin e tantos outros.

 

O Colégio contou, também, com o Curso Colegial Agrícola, formando técnicos agrícolas e o curso de Auxiliar Técnico de Fruticultura, de bons resultados.

 

O ano de 1953 marcou a fundação do Ginásio Murialdo. Os meninos frequentavam as aulas no Colégio Murialdo e as meninas no Ginásio Nossa Senhora de Pompéia, em frente, atual prédio da Clínica Paulo Guedes. Em 1971, o Murialdo passou a funcionar em sistema misto, ou seja, meninos e meninas.

 

A partir de 1989, o 2º grau deixou de oferecer habilitações técnicas plenas e parciais, orientando-se para a preparação para o trabalho, juntamente com o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Em 1991, passou a funcionar as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e, em 1992, a Pré-Escola.

 

Seguindo o pensamento de São Leonardo, o Colégio Murialdo busca sempre se atualizar. De olho no seu tempo e nas necessidades da comunidade educativa, busca-se continuamente melhorias pedagógicas e estruturais. Entre os anos 2007 e 2012, a Instituição passou por uma reforma geral. Todos os ambientes foram remodelados e modernizados.

 

Em 2018, o Murialdo passou a oferecer o Programa Bilíngue, com uma proposta de imersão desde a Educação Infantil. O inglês está presente diariamente ampliando a cultura e preparando para o futuro.

 

A história do Colégio Murialdo une-se com a história da comunidade de Ana Rech e região, sendo um referencial em educação humanizada e em qualidade de ensino.

 

Nossa Missão

Cuidar de crianças e adolescentes a partir da vivência da Pedagogia do Amor, oferecendo a comunidade educação de qualidade.

Nossa Visão

Consolidar a excelência educacional alicerçada na humanização das pessoas.

Nossos Princípios

- Ensino e Aprendizagem: Processo que desafia, compromete e promove o saber. 
- Cuidado e Compaixão: Responsabilidade social com crianças, adolescentes e jovens. 
- Espiritualidade: Herança mística e caminho para a felicidade. 
- Bem Unida Família: Tradição que nos faz ser equipe. 
- Disciplina: Firmeza com doçura. 
- Ética e Justiça: De ser e de respeitar a diversidade. 
- Família e Comunidade: Parceria que assegura confiança. 
- Biodiversidade:  Sustentabilidade da vida e compromisso com as gerações futuras.

Pastoral

A Pastoral é a ação da Igreja no campo específico do mundo da educação, que cuida do processo do crescimento intelectual, existencial e espiritual em cada integrante da escola. Assim, o Setor Pastoral tem a missão de contribuir, juntamente com os demais setores, para que a Comunidade Educativa viva o processo de Escola em Pastoral.

A Pastoral, segundo o Documento da CNBB “Pastoral da Educação – Reflexão e Organização” pretende ser a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus.

Na Rede Murialdo de Educação, o Serviço de Pastoral Escolar planeja e executa as atividades relacionadas à espiritualidade. Neste intuito, contribui para que todas as pessoas, integrantes da Comunidade Educativa, vivam em permanente processo de evangelização; apoia a formação e a existência de grupos de jovens na proposta da pastoral juvenil escolar estimulando os mesmos ao seu protagonismo; oferece e motiva alunos, professores, funcionários e pais para a participação em eventos voltados ao cultivo da espiritualidade; estimula e acompanha o desenvolvimento de projetos de solidariedade capazes de gerar uma cultura de responsabilidade social junto aos egressos do Ensino Médio; auxilia na programação e execução das atividades espirituais de início e final de ano envolvendo todas as turmas, na Semana Santa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia de São Leonardo Murialdo, Festa de Natal, e outros eventos que envolvam a dimensão da mística e da espiritualidade; programa atividades que envolvam as questões da espiritualidade com as turmas de alunos do Ensino Médio, por meio de manhãs com formação humana, cristã e de cunho social e promove a Pedagogia do Amor por meio da Educação do Coração, vivenciando os princípios de uma “bem unida família”.

Filantropia

Colégios Murialdo: entidade beneficente de assistência social – CEBAS-Educação

 

O Instituto Leonardo Murialdo – Mantenedora dos Colégios Murialdo é certificado como entidade beneficente de assistência social – CEBAS-Educação e como tal, oferece bolsas de estudo CEBAS na forma e na proporção definidas na Lei Complementar Nº 187, de 16 Dezembro de 2021.

 

O CEBAS é concedido às entidades de direito privado, sem fins lucrativos, que atuem preponderantemente em pelo menos uma das áreas definidas na Lei Complementar Nº 187, de 16 dezembro de 2021. O CEBAS-Educação é concedido pelo MEC, nos termos estabelecidos na Lei Complementar Nº 187, de 16 dezembro de 2021, às entidades de direito privado, sem fins lucrativos, que atuam diretamente ou por meio de instituições de ensino mantidas, na oferta da educação básica regular e presencial, na oferta da educação superior, ou em ambos os níveis, que atendam ao princípio da universalidade do atendimento, selecionem os bolsistas e beneficiários de demais benefícios pelo perfil socioeconômico e cumpram integralmente os requisitos estabelecidos na referida Lei Complementar Nº 187, de 16 dezembro de 2021.