A Educação Infantil é dividida em dois níveis de Ensino:
A Educação Infantil tem em seus componentes curriculares o acesso às diferentes formas de representação e de linguagens: gestual, corporal, plástica, oral, escrita, musical e lúdica; a oportunidade de vivenciar situações de seriação necessárias para a formação de níveis de generalização, indispensáveis ao pensamento matemático; a oferta de atividades voltadas ao desenvolvimento das noções de tempo e espaço, vinculadas ao cotidiano, com os costumes, com a história e com o conhecimento geográfico construído na relação entre os homens e a natureza; a oportunidade de observar a natureza e dar explicações aos fenômenos para compará-los com aquelas propostas pela ciência; a vivência de grupos, descoberta das normas, das regras e das primeiras exigências de comportamento para uma convivência social; a oferta dos dados iniciais da alfabetização e do despertar pela paixão de ler, de escrever, de descobrir, de produzir e inventar.
A organização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ocorre por 6 direitos de aprendizagem em 5 campos de experiências, relacionados às 10 competências gerais. Seus eixos estruturais são o brincar e o interagir. É focada no desenvolvimento da oralidade e da escrita.
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil
• Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
• Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
• Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
• Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
• Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
• Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Na Educação Infantil a avaliação do desenvolvimento escolar é global e contínua, com base no acompanhamento, observação e registro das atividades desenvolvidas pelos alunos, sendo seus resultados comunicados aos pais ou responsáveis, trimestralmente, através de Parecer Descritivo.
O “Guia da Família Murialdo” é um instrumento de apoio para as relações estabelecidas no processo ensino-aprendizagem. Nele é possível conhecer a Instituição, encontrar as orientações e as diretrizes para o bom funcionamento escolar. Família e Escola têm metas para a educação; por isso compartilham responsabilidades.
Além do material didático do Sistema Positivo de Ensino (livros didáticos integrados, livros digitais e softwares educativos), o aluno necessita de outros materiais escolares para o desenvolvimento das atividades do seu processo de ensino-aprendizagem.
O Colégio Murialdo, com o intuito de oferecer mais possibilidades de desenvolvimento ao estudante oferece uma série de atividades opcionais realizadas no contra turno ou no vespertino. Conheça as atividades e escolha as que vão enriquecer ainda mais a formação e o desenvolvimento integral do seu filho.
Transformar vidas por meio da Educação Bilíngue; o mundo exige novos modelos e novos formatos, por isso, temos que estar abertos ao novo. O ensino bilíngue é o novo.