Cerca de 100 alunos do Colégio Murialdo participam da oficina, que tem como principal objetivo incentivar a leitura
O Colégio Murialdo de Araranguá oferece aos seus alunos várias oficinas, uma delas é a “Oficina de Contação de Histórias”, com a professora Lígia Zamban. Na oficina, as crianças, além de contarem histórias, realizam outras atividades lúdicas, como a garrafa literária, saraus e apresentações.
A professora Lígia explicou que toda semana, ela e seus alunos se reúnem e montam a garrafa, que é personalizada e dentro tem um texto. A garrafa é escondida pelos alunos da oficina no pátio da escola e o estudante que a encontrar, passa a ser o dono dela. “A gente coloca no pátio da escola para que os outros alunos encontrem e leiam, é uma forma que encontramos de incentivar o gosto pela leitura nos outros estudantes também”, disse Lígia.
O objetivo da “Oficina de Contação de Histórias” é desenvolver o gosto pela leitura e a habilidade de ouvir, através da magia”, ponderou a professora. A maioria dos alunos de Lígia frequentam do 1º ao 5º ano no Muriado, mas ela revelou que também tem alunos do 6º e 7º ano. Em torno de 100 crianças participam da oficina, divididos em grupos de no máximo dez alunos. “Os grupos são reunidos não por idade, mas por habilidade, então todos temos o gosto em comum pela leitura. Tenho grupos, com crianças do 1º, 2º e 3º ano, e esta troca de experiências enriquece”, declarou a professora.
Nicole Gonçalves, de 9 anos, estuda no quarto ano do Colégio Murialdo e há dois anos participa da Contação de Histórias, ela disse que gosta de todas as atividades realizadas na oficina. “Eu gosto de tudo”, afirmou. Nádia Pavei, também de 9 anos e estudante do quarto ano na escola, começou a oficina este ano. “Eu comecei neste ano e eu gostei bastante, o que eu mais gosto é de fazer garrafa literária”, afirmou.