Como forma de incentivar o exercício da cidadania, o Colégio Murialdo realizou nesta quinta-feira, 18, uma espécie de simulação de uma eleição. Duas urnas eletrônicas foram cedidas pela Justiça Eleitoral, a pedidos da direção da escola, para que os alunos pudessem conhecer de perto o processo eleitoral.
A coordenação explicou para cada turma de aluno que adentrava na sala de votação, como funciona uma eleição. Seguindo as orientações os estudantes se dirigiam até a cabine de votação e votavam na urna eletrônica para Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente, respectivamente.
Os candidatos fictícios, os mesmos utilizados para o treinamento com os mesários, eram formados por cinco partidos, sendo eles: dos esportes, músicas, profissões, festas populares e folclore.
Participaram da simulação eleitoral os alunos dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e os alunos dos 2º anos e Terceirão do ensino médio, que votarão pela primeira vez este ano. No total, 251 votos foram computados.
Não houve um só aluno que saia da cabine de votação com um sorriso. Visivelmente era visto em seus olhos entusiasmo e empolgação. “Que show, que tudo, é incrível, muito legal, é massa, que máximo, votei votei...” foram algumas das expressões que a garotada emitiu depois de votar.
“Decidimos fazer esta votação para que as crianças pudessem conhecer de perto todo o processo eleitoral, para que eles se familiarizassem desde pequenos mostrando da importância de uma eleição para o País”, disse a coordenadora pedagógica Fabiana.
No final da tarde foram computados os votos. E o resultado final da eleição Murialdo foi a seguinte: eleito para Deputado Estadual – Basquete, Deputado Federal – Atletismo, Senador – Natação, Governador – Vôlei, Presidente – Futebol, e ainda teve dois votos em branco.