A Cidade Portinho Seguro Auto é um espaço interativo e educativo para as crianças aprenderem a respeitar as regras de trânsito. Ela é o lugar dos sonhos da garotada que adora brincar de dirigir, pois os motoristas mirins podem trafegar com bicicletas por um circuito que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas.
“A Cidade Portinho é uma mini cidade inflável, com sinalização igual a uma cidade de verdade, onde durante o circuito que é feito com bicicletas e triciclos, as crianças recebem palestras e vídeos educativos sobre educação no trânsito, recebem uma Carteirinha de Motorista Mirim, revistinha educativa e um talãozinho de multas fictícias para aplicar os ensinamentos e monitorar os pais no trânsito”, relatou o Gerente da Regional Sul da Porto Seguro, Walter Roberto Lattarulo Filho.
Além de educar crianças, as “brincadeiras” também educam os pais – já que elas transmitem o aprendizado aos adultos quando o policiam ao volante, chamando sua atenção para as negligências que observou durante as aulas na Cidade Portinho.
Este Projeto está vindo pela primeira vez no Sul do Brasil. E o Colégio Murialdo será a primeira instituição de ensino a receber o projeto, visto que o mesmo visita apenas grandes Shoppings em grandes cidades do Brasil.
“A ideia de trazer a Cidade Portinho iniciou em agosto de 2014, onde iniciamos as conversações da possibilidade de um projeto tão grandioso estivesse em nossa escola bem no ano do nosso sessentenário. Nossa instituição apoia este tipo de projeto porque ele educa, as crianças aprendem brincando. Quem sabe uma criança ainda não evitará um acidente ou uma infração de trânsito”, disse o Diretor do Colégio Padre Vilcionei Baggio.
Em mais de 10 anos, a Cidade já atendeu a mais de 300 mil crianças em 87 cidades diferentes. O projeto foi desenvolvido com o apoio de instrutores de trânsito especializados, além de empresas de assessoria pedagógica para a elaboração do conteúdo educativo.
Como funciona
Serão cerca de 1.200 crianças (de 05 a 11 anos) que farão o circuito e receberam toda a orientação disponível. Além dos alunos do Colégio Murialdo, alunos da Rede Municipal das Escolas Jardim das Avenidas (CAIC) e Nova Divinéia, e Estadual, Escola de Educação Básica Clóvis Goulart também estarão participando.
Além disso, o projeto será aberto para as crianças da comunidade em geral, ligadas ou não a qualquer instituição de ensino, onde poderão realizar a visita de segunda a sexta-feira às 17h30min.
Já as crianças que não tiverem a oportunidade de fazer o circuito, mas que estiverem presentes para conhecer a Cidade Portinho, também receberão orientação e material informativo bem divertido, brindes e doces.
O circuito é realizado com grupos de até 30 crianças e tem duração de 45 minutos às 1h. A Cidade Portinho estará montada na Quadra Principal do Colégio Murialdo, no período de 18 a 22 de maio de 2015, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.