Fernando Carraro, importante escritor brasileiro, que vem contribuindo com a literatura com suas obras que fazem a diferença no meio escolar, realizou nesta quarta-feira, 17, uma palestra aos alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental do Colégio Murialdo.
Fernando Carraro é indubitavelmente um estudioso, ao todo o escritor concluiu quatro universidades diferentes. Ele é licenciado em História, Geografia, Pedagogia e Estudos Sociais, além disso, é professor aposentado da rede pública de ensino, e há anos se dedica a autoria de livros. Atualmente também tem se dedicado ao ramo das palestras, estando presente em diversos institutos educacionais com o objetivo de contribuir com a educação de jovens e adultos em todo o Brasil.
A intenção da vinda do autor na escola, segundo a coordenação pedagógica, foi incentivar a leitura, mostrando aos alunos como se faz um livro e trazendo um pouco do mundo dos autores ao conhecimento dos mesmos.
Conhecido por ser o autor de mais de 50 obras, entre elas destacando-se: Amigos da Amazônia; Vida, Direito de Todos; A Terra Vista do Alto e O Catador de Papel, Fernando Carraro falou na conversa com os alunos do colégio sobre a preservação do meio ambiente, tema de um de seus livros.
Os alunos eufóricos interagiram a todo o momento com o escritor respondendo e fazendo perguntas. Sendo elas, sobre o livro que mais gostou de escrever e porque decidiu ser escritor. Segundo Carraro “dê todos os seus trabalhos, O Catador de Papel foi a obra que mais gostou de escrever, pois a história veio através de um sonho. Ser escritor é uma vocação, descobri meu talento aos 12 anos fazendo uma redação. A ideia vem e já quero colocar no papel”, relatou para garotada.
No final as alunas Julia Mariê Nunes leu uma mensagem para o escritor e Mariana De Stefani entregou um presente sendo ele, dois livros: Araranguário de Ezio Rocha e Histórias do Grande Araranguá do Pe. João Leonir Dall´Alba reeditado por Alexandre Rocha.
Os livros de Fernando Carraro são trabalhados em sala de aula pelas professoras de Língua Portuguesa, Cida do 5ºA e B, Gislaine do 4ºB, Karina 4ºC e Elisete 4ºA. O autor ainda autografou o livro de cada criança, que vem sendo trabalhado no ambiente escolar, o Amigos da Amazônia.