Notícias

10 Ago

Estudantes de Araranguá participam de capacitação em Mariana, com jovens de três estados brasileiros

Jovens estudantes de Araranguá participaram de uma capacitação na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Do curso, que aconteceu na primeira quinzena do mês de julho e durou cinco dias, participaram jovens de três estados do país - Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Parte da viagem foi a visita das áreas em recuperação ambiental, localizadas no Vale do Rio Doce, que sofreu o desastre ambiental do rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, no ano de 2015.

A capacitação faz parte da ação Plant For The Planet Brasil, que chegou em Araranguá no ano passado, por iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), campus da cidade, com o objetivo de conscientizar alunos de escolas sobre os impactos das mudanças climáticas, incentivando a formação de crianças como lideres nas ações locais para plantio de árvores.

Os estudantes - embaixadores da justiça climática no Brasil, que foram para Mariana, representando Araranguá foram: Yasmin Theisen, aluna da EEB Professora Maria Garcia Pessi; e Dionatan Patel, aluno do Colégio Murialdo. Yasmin e Dionatan foram acompanhados da doutora Kátia Madruga, professora e coordenadora da pós-graduação em energia e sustentabilidade na UFSC, Lutz Michaelis, coordenador de programa Plant For The Planet Brasil e a Tânia Sabrina da Rosa da Silva, mãe do Dionatan.

Nos primeiros dois dias, os embaixadores se conheceram e treinarem uma apresentação sobre a crise climática, estudada em academias (oficinas) no Brasil e ao redor do mundo. Na discussão com os jovens, o conteúdo é adaptado para a realidade do pais deles, como mostrando além dos alpes na Europa, o derretimento do gelo nos Andes, o desmatamento na Amazônia ou refugiados climáticos no nordeste do Brasil. Assim, as crianças desenvolvem uma conexão entre os acontecimentos globais e a realidade local. Para colocar o conhecimento em prática, desenvolvem projetos de maior porte para as regiões onde estão inseridos. 

Nos últimos dois dias, os estudantes araranguaenses visitaram a área atingida pela lama, ocasionada pelo rompimento da Barragem de Fundão, além de terem participado de várias iniciativas sociais nos ramos de educação e de sustentabilidade. A excursão foi organizada pela Fundação Renova, que foi fundada para recuperar os impactos sociais, ambientais e financeiras do desastre de 2015. “Foi um grande aprendizado e empoderamento para os embaixadores, que voltam para Araranguá, com mais conhecimento, para disseminar entre os colegas e familiares”, disseram os educadores.

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

15 Jul
Rede Murialdo de Educação está com as matrículas abertas para 2025
Entre os diferenciais está o Programa Bilíngue em que os estudantes participam de aulas em Inglês e não aulas de Inglês   A Rede Murialdo de Educação possui cinco escolas:…
07 Mai
NOTA DE SOLIDARIEDADE
O Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), dedicado às áreas da Educação e Assistência Social, expressa sua profunda solidariedade às vítimas da calamidade que assola o Rio Grande do Sul. As devastadoras…
05 Mar
Calendário Escolar 2024
Calendário Escolar de Atividades e Eventos do Colégio para o Ano de 2024.
23 Out
Rematrículas On-line do Colégio Murialdo iniciam no dia 23 de outubro
O Colégio Murialdo – unidade Araranguá informa que o processo de rematrículas para 2024 ocorre de 23 de outubro a 05 de novembro de 2023, de forma on-line, por meio…
14 Ago
Murialdo abre Edital para Bolsa de Estudos 2024
O Colégio Murialdo Araranguá torna público, nesta segunda-feira, 14 de agosto, o edital para a concessão de Bolsas de Estudo (parcial ou integral), aplicáveis sobre o valor da anuidade escolar…
31 Jul
Edital para Bolsa de Estudos 2024 será liberado dia 14 de agosto
A Rede Murialdo de Educação informa que o edital para Bolsa de Estudos será liberado no dia 14 de agosto. Fique atento! O edital será postado em nossas redes sociais…
20 Jun
Rede Murialdo de Educação abre matrículas para 2024
Os interessados podem agendar visitas para conhecer os diferenciais da Rede de escolas    A Rede Murialdo de Educação que conta com 95 anos de experiência em Educação, possui 5…
05 Jan
Retorno das atividades
Informamos que nossas atividades administrativas retornarão à normalidade na próxima quinta-feira (04) e o retorno das aulas para o início do ano letivo de 2024 acontecerá em 15 de fevereiro. .…
12 Dez
Aula laboratório
Dia de aula em laboratório
02 Dez
Imagens do amanhacer
Lindas imagens neste amanhecer tão especial .