Notícias

19 Mar

HISTÓRIA DE ARARANGUÁ É TEMA DE PALESTRA

Muitos ainda não sabem, mas os dois murais expostos nos pilares da biblioteca do Colégio Murialdo, é de Alexandre Rocha, artista araranguaense.

A ideia nasceu de uma proposta nascida entre o artista e o então diretor, Pe. Elias de Souza, que desejava deixar registrada para o futuro, uma grandiosa obra de arte. Em comum acordo, resultou a temática numa reconstituição de alguns momentos históricos de Araranguá.

Nesta linha de construção da obra, o artista retrocedeu séculos em uma linha de tempo. No painel à esquerda do observador, inicia-se a trajetória numa formação tópica, optando-se por marcos históricos que incluem a presença humana e sua relação social e com a natureza; a exploração e o uso da terra, a discreta e rudimentar tecnologia, os muitos conflitos e disputas, e como exerceu sua mobilidade ao longo do tempo até atingir a sociedade atual.

A começar pelo Morro dos Conventos, lugar estratégico desde os primórdios, ladeado pela foz do rio, por onde transpunham emissários da corte, soldados, desbravadores, catequistas e viajantes de todo tipo e interesse, os caminhos se espraiam pela longa orla do mar, mas também pelo sertão entre matas, lagos, rios e montanhas. 

E no caminho estava o indígena, que resistiu enquanto pôde à invasão de seu território. Séculos após, ainda com a presença indígena, embora reduzida, percebe-se a presença de negros trazidos para a mão-de-obra escrava. Sem apartar-se deste processo, aos poucos sinalizam sua presença os povoadores de origem açoriana, abrindo caminho e as bases para imigrantes continentais europeus de diversas etnias. E assim, aos poucos vai se formando a sociedade do sul catarinense.

 Já no painel à direita, a sociedade ganha urbanidade, com as primeiras singelas construções em alvenaria, o que significava marcas do progresso no limiar do século XX, com renovação de esperanças de um futuro melhor. Esta expectativa faz chegar na vila o desbravador, o colono, que traz consigo a família, o trabalho, os apetrechos, a parelha de gado, a esperança de ser feliz.

Aos poucos, as cavalgaduras não seriam os únicos meios de transporte. A imensa região já se comunicava, então, com o restante do Estado e País também por meio fluvial, com consideráveis embarcações a flutuar no Rio Araranguá. E cortando os sertões ao norte, entre a densa floresta encontrava caminho também a ferrovia.  Diversificava-se o trabalho, a produção era exportada para outros centros pelos barcos, pela locomotiva e pelos carretões de tração animal. Pessoas partiam, famílias chegavam, e a sociedade araranguaense tomava forma, delineava a sua cultura, o seu jeito de ser, viver e fazer, modelando padrões de identidade mais ou menos como os que conhecemos no tempo presente.

Os trabalhos nos painéis tiveram início em 1989 e foram concluídos somente em 2005, uma vez que o artista não pôde dedicar-se exclusivamente à obra. O maior desafio para a execução do trabalho foi, sem dúvida, a altura, pois os andaimes eram metálicos e sobre rodas, o que os fazia balançar.

E a história de Araranguá contada através da arte será o tema da palestra que Alexandre Rocha ministrará na próxima sexta-feira, 21 de março, aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 

 

 

 

O artista:

Alexandre Rocha é nascido em Araranguá-SC. Possui Bacharelado e Licenciatura em História, e especialização em PROEJA. É servidor do IFSC e realiza atividade artística de pintura e desenho. Os dois quadros de grandes dimensões da Biblioteca do Colégio Murialdo – Araranguá, com cerca de 35 metros quadrados, compõem uma parte importante de seu trabalho. Algumas pinturas do artista encontram-se na Casa da Cultura de Araranguá e na fachada da igreja matriz católica da cidade, que possui os Sete Sacramentos em moldura de alvenaria e tiveram origem de seus desenhos.

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

15 Jul
Rede Murialdo de Educação está com as matrículas abertas para 2025
Entre os diferenciais está o Programa Bilíngue em que os estudantes participam de aulas em Inglês e não aulas de Inglês   A Rede Murialdo de Educação possui cinco escolas:…
07 Mai
NOTA DE SOLIDARIEDADE
O Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), dedicado às áreas da Educação e Assistência Social, expressa sua profunda solidariedade às vítimas da calamidade que assola o Rio Grande do Sul. As devastadoras…
05 Mar
Calendário Escolar 2024
Calendário Escolar de Atividades e Eventos do Colégio para o Ano de 2024.
23 Out
Rematrículas On-line do Colégio Murialdo iniciam no dia 23 de outubro
O Colégio Murialdo – unidade Araranguá informa que o processo de rematrículas para 2024 ocorre de 23 de outubro a 05 de novembro de 2023, de forma on-line, por meio…
14 Ago
Murialdo abre Edital para Bolsa de Estudos 2024
O Colégio Murialdo Araranguá torna público, nesta segunda-feira, 14 de agosto, o edital para a concessão de Bolsas de Estudo (parcial ou integral), aplicáveis sobre o valor da anuidade escolar…
31 Jul
Edital para Bolsa de Estudos 2024 será liberado dia 14 de agosto
A Rede Murialdo de Educação informa que o edital para Bolsa de Estudos será liberado no dia 14 de agosto. Fique atento! O edital será postado em nossas redes sociais…
20 Jun
Rede Murialdo de Educação abre matrículas para 2024
Os interessados podem agendar visitas para conhecer os diferenciais da Rede de escolas    A Rede Murialdo de Educação que conta com 95 anos de experiência em Educação, possui 5…
05 Jan
Retorno das atividades
Informamos que nossas atividades administrativas retornarão à normalidade na próxima quinta-feira (04) e o retorno das aulas para o início do ano letivo de 2024 acontecerá em 15 de fevereiro. .…
12 Dez
Aula laboratório
Dia de aula em laboratório
02 Dez
Imagens do amanhacer
Lindas imagens neste amanhecer tão especial .