Murialdo participa da IV Edição da Infomatrix Brasil 2018
Araranguá
Aconteceu,na semana passada,entre os dias 02 e 05, a IV Edição da Infomatrix Brasil 2018, na Ufsc, campus Araranguá. O concurso foi realizado por meio de uma parceria da Universidade com as organizações Infomatrix Brasil, SociedadLatino-americana de Ciência y Tecnología Aplicada A. C. (SOLACYT) e Organização Iberoamericana de Ciências. O evento funcionou como eliminatória continental oficial, selecionando participantes para diversos eventos internacionais, como a Mostratec (Brasil), Genius Olympiad (EUA), entre outros.
A Infomatrix Brasil foi criada para que alunos desde a Educação Básica até a Universidade, possam apresentar seus projetos de iniciação científica e sejam avaliados por um comitê. Nessa edição, os projetos foram direcionados para inclusão social, estimulando os jovens a produzirem ciência com qualidade. Ao todo, 40 projetos participaram do evento, vindos de todo o Brasil e de países latino-americanos, como Equador, Colômbia e México, totalizando cerca de 180 participantes.
O Colégio Murialdo de Araranguá levou para o Informatrix 14 trabalhos, com cerca de 30 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, dez deles credenciados durante a Mostra Científica da escola, apresentada no mês de agosto .Os trabalhos do Murialdo apresentados durante o Infomatrix foram: Desenvolvimento de ações educativas para a promoção e valorização da cultura, em espaços público, no município de Araranguá; Casas sustentáveis; Revitalização da área do açude Belinzoni; A utilização do Instagram como meio para a conscientização dos cidadãos sobre a qualidade das calçadas no município de Araranguá; Energia solar e conscientização; O excesso de tecnologia digital na vida das pessoas; Implantação de ciclovias no município de Araranguá; Implantação de energias renováveis na iluminação pública; A importância da conscientização dos impactos da pecuária; Lixo marítimo; Água Sustentável; Energia eólica no Vale do Araranguá; Doença celíaca não é frescura; e Energia através do lixo.
Reconhecimento
Dos 14 trabalhos apresentados na Infomatrix pelos alunos do Murialdo, três ganharam medalha de bronze, são eles: Água sustentável; Implantação de energias renováveis na iluminação pública; e A importância da conscientização dos impactos da pecuária.
Credenciamento
Os trabalhos “A utilização do Instagram como meio para a conscientização dos cidadãos sobre a qualidade das calçadas no município de Araranguá” e “Implantação de energias renováveis na iluminação pública” foram credenciados para participar da Expo Nacional Milset Brasil, que acontecerá em 2019, em Fortaleza – CE. Os trabalhos “Energia através do lixo”, e “A importância da conscientização dos impactos da pecuária” foram classificados para participar,neste mês de outubro na MOSTRATEC (mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que acontecerá em Novo Hamburgo - RS. “Água sustentável” foi credenciado para participar da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, que acontecerá em 2019, em Recife – PE.