O sonho da comunidade de Araranguá em ter um Colégio científico e uma Congregação começou a se concretizar com a chegada Pe. Félix Bridi, no dia 05 de março de 1955. Uma equipe de professores iniciou os trabalhos sob a direção do Pe. Félix e do vice-diretor, Pe. Cesar Toppino.
.
O colégio era constituído apenas de rapazes. Ensino de qualidade, esporte e religião formavam um tripé educativo. Além do futebol, outras práticas desportivas eram desenvolvidas. Padre Eugênio introduziu a ginástica olímpica e, em 1970, foi criado o JERVA (Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá).
.
De 1955 a 1968, o Colégio oferecia o curso ginasial. Em 1967, começou a oferecer o Curso Comercial aos concluintes do ginásio e do curso normal de outras escolas. A partir de 1969, iniciou-se o curso Científico.
.
Desde 1956, as crianças pobres tinham acesso à Escola de Recuperação Murialdo e funcionava em outro prédio. Em 1970, ganhou prédio próprio e, em 11 de agosto de 1971, a direção anexou as quatro séries do ginásio às quatro séries da Escola de Recuperação Murialdo, formando uma unidade escolar única, sob a denominação de Escola Murialdo.
.
A partir de 1972, o Colégio passou a integrar a Fundação Educacional do Extremo Sul Catarinense. Em 1974, iniciou o Centro Intercolegial Integrado de Araranguá, em nível de 2º grau. Com essa modalidade, os alunos passaram a frequentar três estabelecimentos de ensino: Colégio Integrado Normal de Araranguá, Colégio Integrado Nossa Senhora Mãe dos Homens e Educandário Madre Regina.
.
No início dos anos 90, a Instituição teve suas estruturas físicas modificadas, ampliadas e modernizadas.
.
A partir da primeira década de 2000, o Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens passou a ser chamado de “Murialdo Araranguá”, integrando a Rede Murialdo de Educação.
.
O campo da educação foi e é a ação precípua dos Josefinos. Até os dias atuais, a presença religiosa é marcante e a missão de cuidar de crianças e adolescentes a partir da vivência da Pedagogia do Amor, oferecendo a comunidade educação de qualidade é realidade, sempre buscando consolidar a excelência educacional alicerçada na humanização das pessoas.
.
#colegiomurialdo #murialdoararangua #murialdo