Oficina de Teatro conquista estudantes do Colégio Murialdo e número de alunos por turma aumenta na segunda semana de aula
O Colégio Murialdo de Araranguá disponibiliza Oficina de Teatro para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. As oficinas acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras, cada dia para uma faixa etária diferente e sempre das 17h15min às 18h30min, na biblioteca da escola. O responsável que tiver interesse em matricular o aluno na oficina, paga uma taxa mensal de R$ 50,00.
As aulas são ministradas pelo professor Leandro Ragazzi, que tem uma extensa experiência no ramo artístico e docente, já tendo atuado em mais de 50 espetáculos profissionais de teatro, exercendo as funções de ator, diretor e dramaturgo. Como professor, Leandro já ministrou aulas de teatro em oito instituições, antes do Colégio Murialdo, incluindo escolas, igrejas e rede de cidadania.
Leandro explica que o projeto tem como finalidade capacitar os alunos do Colégio Murialdo ao protagonismo, utilizando, de maneira prática, o teatro e suas perspectivas, levando os estudantes num mergulho em sua essência, capacitando-os assim para entender, ao mesmo tempo, a si mesmo e o mundo ao seu redor. Utilizando jogos e exercícios, desenvolvendo expressão, relação de grupo, liderança, cooperação, criação, ritmo, coordenação motora, prontidão, estimulo dos sentidos e percepção espacial, capacitando-os para o convívio em sua realidade social.
A Oficina de Teatro trabalha com nove temas básicos - expressão corporal, linguagem gestual, criatividade, integração, imaginação, literatura, improvisação, dicção, interpretação e, segundo Leandro, o caminho ético surge de forma natural e instantânea na cena em ação, preparando a criança e o adolescente para a vida adulta. “Vivemos numa sociedade que valoriza mais o ter do que o ser. A criança cresce com os valores trocados, e, muitas vezes, não entende o seu próprio valor na sociedade. O teatro, como arte transformadora e questionadora, é capaz de capacitar o educando ao protagonismo, e também de ajudá-lo num mergulho em sua essência”, disse.