O Colégio Murialdo, – Unidade Caxias do Sul, faz parte do ILEM-Centro Técnico Social que conta também com Ação Social (Centro Educativo, Centro de Aprendizagem Profissional e Adolescente Aprendiz – parceria com o Banco do Brasil). Sua Mantenedora é o Instituto Leonardo Murialdo, propriedade dos Religiosos da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), sendo associação civil, autônoma, de direito privado, com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, filantrópica, de caráter educativo cultural, beneficente, de assistência social e promoção humana.
A instituição atende a Educação Básica: da Educação Infantil ao Ensino Médio, com a possibilidade de Turno Integral para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.
Em 1945, com o término da 2ª Guerra Mundial, os Tiros de Guerra (subunidades do exército) perderam sua utilidade no território nacional. Assim, o Tiro de Guerra nº 248 foi doado à SCAN (Sociedade Caxiense de Auxílio aos Necessitados) para a instalação de um asilo. Contudo, o asilo não foi instalado.
O então presidente da SCAN, Eusébio Beltrão de Queiroz, em uma de suas viagens a Porto Alegre, se encontrou com o provincial dos Josefinos, Pe. João Schiavo e demonstrou o desejo de doar o terreno a uma obra assistencial que cuidasse de crianças e adolescentes empobrecidas. Por sua vez, Padre João Schiavo evidenciou seu interesse. Assim, com a licença das autoridades estaduais e municipais e a aprovação do bispo diocesano, Dom José Baréa, o terreno foi doado, no dia 25 de março de 1947, ao Instituto Leonardo Murialdo, entidade jurídica dos Josefinos. A instituição passou a chamar-se Abrigo de Menores São José, em homenagem ao bispo da cidade, D. José Baréa.
Para funcionar como Abrigo, o prédio do antigo Tiro de Guerra passou por reformas com o apoio financeiro do Estado, na figura do interventor Cilon Rosa, e do Município, representado pelo prefeito Dante Marcucci.
Em 23 de abril de 1947, o Abrigo de Menores iniciou suas atividades, tendo por objetivo a instrução elementar e profissional, bem como a educação cívica e cristã de crianças e adolescentes pobres, órfãos e abandonados. A entidade optou pelo internato, seminternato e externato, atendendo meninos, com idades de 6 a 17 anos. Além de Caxias do Sul, a instituição recebia internos de Flores da Cunha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Veranópolis, Nova Prata, Farroupilha, São Francisco de Paula e Canela.
Raízes do Colégio Murialdo
Na primeira década de funcionamento do Abrigo de Menores São José, os meninos realizavam seus estudos no Grupo Escolar Maguary. Com o passar dos anos e o aumento de atendidos, surgiu a necessidade da criação uma escola no próprio Abrigo. Através das muitas reinvindicações junto ao governo estadual criou-se, em 1951, uma escola estadual primária (até o 5º ano), anexo ao Abrigo de Menores São José. A primeira diretora da escola foi a professora, Iracema Faccioli. Em 1952, uma nova sede começou a ser construída no sentido Norte-Sul, (rua Marquês do Herval) na mesma quadra. O primeiro bloco foi destinado para salas de aula. Em 1956, o Grupo Escolar Estadual foi transferido para outra sede e foi criada a Escola Particular do Abrigo de Menores.
Evolução histórica
Em 1969, o Abrigo de Menores São José mudou seu nome para Centro Técnico Social. Em 1973, conforme a Lei nº 5692/71, o sistema de Ensino Federal foi extinto, bem como os Ginásios Industriais e as instituições tiveram de adaptar-se à nova reforma de ensino. Assim, a escola do Centro Técnico Social passou a chamar-se Escola de 1º Grau Paulo VI, em homenagem ao Papa que declarou Murialdo, santo.
Em 1980 foi inaugurado um ginásio de esportes, integrando as atividades escolares com as práticas esportivas. Além do esporte, aconteceram investimentos no desenvolvimento de habilidades artísticas, musicais, canto e tradições folclóricas regionais. Em 1998, o Colégio Paulo VI iniciou a oferta do Ensino Médio e, em 2002, passou a se denominar Murialdo, integrando a Rede de Educação Murialdo.
O Murialdo, sempre atento aos sinais dos tempos, investe continuamente em sua infraestrutura e no aprimoramento contínuo de sua proposta pedagógica.