Os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio desenvolveram, neste 2º trimestre, o projeto interdisciplinar “Eu, sujeito no mundo”, integrando as disciplinas deLíngua Portuguesa, História e Biologia, ministradas pelas professoras Roberta, Jucelei e karen, respectivamente. Todos escreveram sua autobiografia. O projeto buscou auxiliá-los na construção da sua identidade, na redescoberta do seu “eu” e, ainda, na busca de sua historia e do resgate dos vínculos e valores familiares.
“Eu, sujeito no mundo” constituiu-se de cinco partes: a parte I abrangeu a construção da árvore genealógica, dados do nascimento e fotografias; a parte II consistiu no relato dos avós, através de entrevistas com perguntas elaboradas pelos alunos; a parte III, relato dos pais, também em forma de entrevistas; já na parte IV, cujo subtítulo era “Eu no mundo,” os alunos construíram uma linha do tempo, desde o seu nascimento até os dias atuais, com fatos marcantes de sua vida e elementos históricos, relatando, ainda, sua infância e adolescência; a última parte intitulou-se “Perspectivas futuras.”
O resultado foi emocionante, tanto para os alunos e seus familiares, quanto para os professores. Para Roberta Tomé, professora de Língua Portuguesa “é emocionante lermos as autobiografias de nossos alunos e podermos adicionar um tijolinho a mais nessa grande edificação.”