Nos dias 14 e 15 de junho, o Colégio Murialdo recebeu a visita da equipe da Unicred Integração com o projeto “Vida que Prospera”. A iniciativa consiste em oportunizar para crianças e adolescentes uma aprendizagem significativa da educação financeira e, com isso, ajudar a fazer a diferença na vida de cada um. Na ocasião, um ônibus projetado especialmente para a realização do projeto, esteve no Colégio com o objetivo de oportunizar uma vivência em um espaço simbólico para reflexões nas turmas 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I e 6º anos do Fundamental II.
Também foi desenvolvido com os alunos das turmas dos 6º anos do Ensino Fundamental II, o Jogo do Desafio, uma atividade educativa e lúdica, ambientada em um tabuleiro gigante. O jogo busca mostrar uma possibilidade de vivenciar com os alunos um dos elementos subjetivos da educação financeira, que é o de fazer escolhas, além de desenvolver habilidades cognitivas de cálculos simples de soma e subtração, no caso das séries iniciais.
Sobre o projeto “Vida que Prospera”:
Em 2019, nasceu o Vida que Prospera, programa social da Unicred Integração. Compreendendo que a educação financeira só alcança êxito se aliada aos aspectos psicológicos, aliamos a psicologia e a pedagogia como balizas do programa.
0 Vida que Prospera tem três pilares de atuação: a comunidade, os cooperados e os colaboradores com ações especificas para cada público. A proposta metodológica tem a concepção sociointeracionista e psicanalítica, propondo um conjunto de atividades coletivas e reflexivas, promovendo o aprendizado, e a conscientização, em busca da mudança de hábitos.
Todas as ações do Vida que Prospera são desenvolvidas a partir daMetodologia GEDI, quefoi criada com o intuito de desenvolver e ampliar habilidades diante das decisõesfinanceiras em todas as faixas etárias. Esta abordagem é uma via prática para fomentar aconquista da cidadania financeira – educação financeira – por meio do desenvolvimento dascapacidades para melhor gerir os recursos, ampliar a autoconfiança e promover ocooperativismo.