Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta coloca o jovem no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do estudante por suas escolhas e seu futuro.
A proposta considera três grandes frentes para essa modificação: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e do projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC.
CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DO NOVO ENSINO MÉDIO
A escolha por Itinerários Formativos
Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, ajustados às suas preferências e ao seu projeto de vida, cuja oferta considera as possibilidades de escolas e redes. É principalmente na escolha do itinerário, portanto, que se materializa o protagonismo juvenil.
Formação Técnica e Profissional no Novo Ensino Médio
Os estudantes matriculados no Ensino Médio Novo Ensino Médio terão a possibilidade de formação geral e cursar itinerários técnicos. Existe ainda a oportunidade de os jovens percorrerem itinerários voltados para uma ou mais áreas do conhecimento.
Ampliação e Distribuição da Carga Horária
Até março de 2022, a carga horária mínima de todas as escolas brasileiras deverá ser ampliada para 1.000 horas ano, totalizando 3.000 horas ao longo do Ensino Médio. Após isso, a partir do cronograma de implementação estabelecido pelas redes, a carga horária anual mínima deverá ser progressivamente ampliada para 1.400 horas.
SAIBA COMO SERÁ O NOVO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO MURIALDO:
Em 2022, o Colégio Murialdo terá mudanças significativas no dia a dia do Ensino Médio. Entre elas, está a carga horária que será ampliada, o que irá proporcionar mais tempo para o desenvolvimento do aluno. Outra grande modificação está no novo currículo, que contará com uma formação geral básica (obrigatória). Além disso, o aluno poderá optar entre três itinerários formativos (áreas de estudo): Empreendedorismo e sustentabilidade; Saúde, esporte e bem-estar e Cinema, teatro e cultura digital. Confira:
Empreendedorismo e sustentabilidade:
O crescimento dos debates sobre sustentabilidade e as novas questões sobre o assunto não param de surgir. Uma delas trata das novas ideias, produtos e negócios sustentáveis. Assim, surge um novo nicho, tanto de estudos e análises quanto de negócios: o chamado empreendedorismo sustentável.
Neste itinerário formativo, os estudantes irão desenvolver a capacidade de projetar novos negócios. Ou seja, poderão aprofundar a prática do ‘ser empreendedor’ na sociedade, identificando a importância do planejamento na busca de resultados e da sustentabilidade nas relações interpessoais daquilo que produzimos. Nesse itinerário, os alunos vão iniciar a capacitação para atuar nas profissões relacionadas à administração de empresas, engenharias, consultorias, influência digital, marketing, enfim, entre outras tantas ações ligadas ao empreender.
Saúde, esporte e bem-estar:
Saúde e bem-estar são fatores fundamentais para a nossa qualidade de vida. Para ter saúde, é necessário estar bem físico, mental e socialmente. Além disso, a ciência do esporte vem mostrando a importância da prática constante de uma atividade física bem planejada para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável. Para isso, precisamos de bons profissionais nesta área para desenvolver a escuta sensível e cuidar do outro com ética e cuidado. Por isso, organizamos um itinerário voltado às demandas do mercado de trabalho que contemplam as diversas áreas de conhecimento. O aluno que escolher esse itinerário poderá seguir as seguintes profissões da área da saúde, como: medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e a educação física, por meio das práticas da cultura corporal do movimento no contexto de lazer, saúde e desenvolvimento humano nos diferentes grupos da sociedade, entre tantas outras que abrangem as questões humanas, sociais e pessoais.
Cinema, teatro e cultura digital:
Cinema, teatro e cultura digital também integram um mundo de debates no século XXI. O espaço para criação terá ampla abertura no nosso Novo Ensino Médio. Neste itinerário, o aluno terá uma interação cultural, ampliando seu repertório no que diz respeito às diversas formas de Arte e suas composições. Os projetos desenvolvidos irão possibilitar um contato essencial com o fazer artístico colocando o estudante diante das áreas como teatro, artes visuais, música, arquitetura, fotografia, design, moda, publicidade, jornalismo, entre outras possibilidades.
IMPORTANTE: A implementação do Novo Ensino Médio será iniciada no ano que vem, de forma progressiva, com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023, com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio, em 2024.
Dúvidas:
Em caso de dúvidas, o Colégio Murialdo realiza atendimento, no horário das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, pelos seguintes meios:
Telefone: (54) 3221.2890
Facebook: @colegiomurialdocaxias