Notícias

26 Set

A Síndrome do Imperador: pais empoderados educam melhor

 Palestra com Leo Fraiman reuniu pais e educadores das Escolas Católicas da Região

 

Nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 20 horas, no Auditório do Colégio São José (Rua Os Dezoito do Forte, 1870 - Centro, Caxias do Sul – RS) aconteceu a palestra “A síndrome do Imperador”, com o educador Léo Fraiman. O evento foi destinado a pais e professores das Escolas Católicas da região (São José, La Salle Carmo, La Salle Caxias, Madre Imilda, São Carlos, Pastorinhas, Santa Maria Goretti, Murialdo Ana Rech, Murialdo Caxias, São João Batista e São José do Capivari de Caxias do Sul e Colégio Medianeira de Bento Gonçalves).

 

A iniciativa buscou contribuir para aqueles e aquelas que acreditam que a família é a base essencial da formação humana e que os pais e as mães de hoje precisam se respeitar mais, ajudar-se mais e fortalecer sua aliança com a escola para formar filhos com brilho nos olhos e amor no coração. O intuito foi apontar direções para que pais e educadores possam inspirar o caminho e o futuro das crianças e jovens.

 

Para Leo Fraiman a Síndrome do Imperador “É um conjunto de sinais indicativos de que a criança perdeu o controle sobre si e passa a comandar a família, a casa e a escola. Muitas vezes, com a aparência de que a criança tem autonomia, de que ela é livre e geniosa, ela acaba se tornando incapaz de lidar com frustração, com espera, com negociação de conflitos, com o adiamento do prazer, de ter empatia com os demais e demonstra alto grau de irritabilidade quando contrariada. Síndrome diz respeito a um conjunto de fatores que costumam aparecer e durar por um tempo e não apenas em momentos pontuais. Já o termo imperador, por sua vez, vem do fato de muitas famílias estarem, atualmente, endeusando e tratando como reis seus filhos, como se eles não pudessem ser frustrados”, explica.

 

Fraiman explicou que a coerência entre os pais, a aliança casa-escola e o autoconhecimento são elementos importantes a serem debatidos com vistas a uma vida saudável, digna e realizada. Para ele, os pais de hoje são narcisistas, pois querem fazer com que seus filhos sejam felizes a qualquer custo. Desta forma eles tomam atitudes que privam os pequenos de terem frustrações. "Se uma criança não é treinada a esperar, a criar, a negociar, a ceder e a se frustrar, você está aleijando a criança e criando um tirano, uma pessoa que vai ser chata, birrenta, neurótica, depressiva.", salienta.

 

Para Leo Fraiman, “Estamos diante do aumento dos índices de depressão, suicídio e violência entre crianças e adolescentes. Uma melhor divisão de tarefas, uma atitude colaborativa e o resgate do companheirismo na vida familiar são essenciais para um melhor equilíbrio emocional de todos. Pais empoderados educam melhor! E empoderar-se significa persistir em seus valores e no que é importante e inegociável para sua família”, assegura.

 

 

LEO FRAIMAN: Psicoterapeuta especialista em Psicologia Educacional e mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), é Master Pratictioner pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), professor e orientador profissional. É autor de mais de 20 livros educacionais. Palestrante internacional, já ministrou cursos e conferências na Argentina, Espanha, Dinamarca, Suíça, Cabo Verde, Portugal, entre outros países.

 

 

Informações: (54) 3221.2890 com Bernardete Chiesa

 

Fotos: Fotocine

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

15 Fev
Volta às aulas do Colégio Murialdo ocorre no dia 19 de fevereiro
O ano letivo 2024 do Colégio Murialdo inicia na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Por isso, é importante ficar atento às datas relativas ao início do ano letivo. Confira:…
09 Fev
Atividades extras 2024: abertas as inscrições para alunos novos
As Atividades Extracurriculares do Colégio Murialdo buscam desenvolver as habilidades dos estudantes e ampliam o conhecimento cultural. Os alunos novos, interessados em garantir a vaga para o ano de 2024,…
20 Dez
Confira como ficará o recesso de fim de ano do Colégio Murialdo
O Colégio Murialdo informa que o expediente de 2023 será encerrado no dia 22 de dezembro, às 12h. O recesso escolar de fim de ano seguirá até o dia 09…
18 Dez
Psicologia Escolar do Turno da Manhã realiza Orientação Profissional com os alunos das 3ª séries do Ensino Médio
Com o intuito de ajudar os estudantes na escolha profissional, a Psicologia Escolar e a Coordenação Pedagógica do Colégio Murialdo realizaram um projeto de Orientação Profissional.  No total, foram realizados…
23 Nov
Alunos do Ensino Fundamental I recebem certificação das Olimpíadas de matemática Matific
Na tarde do dia 22 de novembro de 2023, os estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental receberam medalhas e certificados de participação nas Olimpíadas de Matemática -…
23 Out
Rematrículas On-line do Colégio Murialdo são prorrogadas até o dia 07 de novembro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – unidade Centro informa que o processo de rematrículas para 2024 foi prorrogado até o dia 07 de novembro de 2023, de forma on-line,…
19 Out
Projeto Matemáticos brilhantes: explorando a vida e as contribuições históricas recebe prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora
A premiação, que está na 1ª edição, é realizada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul   Promover uma compreensão mais profunda e ampla da matemática, sua evolução ao…
18 Out
Psicologia Escolar do Turno da Tarde do Colégio Murialdo realiza a I Jornada da Criança
No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, o Murialdo convida pais e responsáveis dos estudantes para olhar de uma maneira mais atenta e cuidadosa às infâncias. Com…
18 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudos 2024: alunos que já possuem bolsa de estudos em 2023
Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o Colégio Murialdo – Caxias torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS QUE JÁ POSSUEM…
17 Out
XIV Mostra de Teatro do Colégio Murialdo inicia no dia 24 de novembro
A Mostra de Teatro do Colégio Murialdo, tradicional na cidade, já chega a 14ª edição. A iniciativa reúne os resultados das Oficinas Teatrais que ocorrem durante todo o ano como…