O fim de tarde do último domingo, 24 de novembro, foi marcado pela Celebração de Ação de Graças Murialdo, que contou com a organização da Ação Social Murialdo em parceria com a Associação dos Amigos de Murialdo. A missa realizada na Igreja São Leonardo Murialdo (Dr. Montaury, 710), foi presidida pelo Padre Adelar Francisco Dias, concelebrada por diversos sacerdotes e contou com a presença dos profissionais do Murialdo (Ação Social, Colégio, Faculdade), amigos, colaboradores, familiares dos atendidos e fiéis em geral.
Neste ano, a celebração teve como temática “Vivendo e Celebrando o Ano Murialdino” e os 20 anos do Centro de Formação Profissional Murialdo (CFPM). O presidente da Associação dos Leigos Amigos de Murialdo, Elo João Back, agradeceu a presença de todos e, principalmente, as crianças, adolescentes e jovens pela importância que possuem. “Sabemos que o carisma de Murialdo é uma pérola: cuidar do coração de vocês”. Back ainda destacou que o tempo é marcado por inquietações, divisões e, acima de tudo, por desafios. E para viver bem este tempo, Murialdo deixou dicas importantes. ‘Tudo vem de Deus e por isto vai bem. É Deus que quer. É Deus que permite. Portanto, deixemos Deus agir: ele nos quer mais bem do que nós mesmos queremos a nós’”, enfatizou.
Na oportunidade, a coordenadora do CFPM, Cheila Maria da Silva, ressaltou que a Instituição Murialdo é pioneira, dentre as entidades sem fins lucrativos, a ofertar cursos de aprendizagem profissional em Caxias do Sul. “Padre João Schiavo fundou esta obra, com o propósito de cuidar de crianças e adolescentes que estavam desassistidos socialmente. Em 1947, as crianças e os adolescentes não eram prioridade e a caridade era a maneira encontrada para suprir as necessidades desta população”, conta Cheila. Ela ainda salienta que, de acordo com esta perspectiva, a missão da Congregação São José, naquele momento, na pessoa de Schiavo dedicou-se a criar um ambiente de acolhida a quem dele precisasse. “Murialdo e Schiavo, alicerçados na fé, foram instrumentos da mais pura entrega do amor despretensioso, daquele que ama sem esperar nada em troca”.
O encontro foi animado pelas canções das crianças e adolescentes da Ação Social Murialdo.
Fotos: Bernardete Chiesa