Os alunos das 2ª séries do Ensino Médio apresentaram, na última quinta-feira, 3 de agosto, o projeto “Cooking with Chemistry” (Cozinhando com Química). Os trabalhos foram coordenados pela professora de Inglês, Marília Lorandi e o professor de Química, Emiliano Chemello.
A atividade teve como propósito apresentar a importância do café da manhã, já que pesquisas internas comprovaram que uma parcela significativa de estudantes não faz essa importante refeição.
Os alunos, divididos em grupos, tiveram a tarefa de organizar um café da manhã de um país cuja língua tradicional fosse a inglesa e um outro alternativo, com modificações benéficas à saúde. A versão alternativa teve 25% do valor energético total do dia, o que em uma dieta de 2.000 kcal representa 500 kcal.
Além disso, os participantes elaboraram um folder bilíngue sobre a refeição, nas línguas portuguesa e inglesa, com aspectos culturais do país escolhido, bem como informações nutricionais do prato apresentado.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Poliana Carla Molon, o projeto educativo do Murialdo prevê atividades pedagógicas que conduzam à descoberta e à construção do saber: “Tive o prazer de sentar-me em várias mesas, experimentar sabores e sentir aromas diferentes, bem como ouvir explicações sobre diversas culturas de países de Língua Inglesa. E tudo isso, com poucas calorias, ademais, com os valores energéticos de cada alimento devidamente calculado”, ressaltou.
Para a aluna Adriéli de Lima Gonçalves, da turma 203, o Projeto “Cooking With Chemistry” foi empolgante: “Esta oportunidade foi inspiradora, comidas, vidas e costumes totalmente diferentes dos nossos. Dá vontade de conhecer todos esses países. Foi um desafio; me sinto feliz e privilegiada por ter participado”, afirmou.
Fotos: Morgana Vanin
Clique aqui e confira a galeria completa de fotos