Os alunos da atividade extra de Robótica, orientados pela professora Carla Dalzoto de Almeida, criaram, em paralelo ao Projeto “Lola Antenada”, um protótipo em miniatura de uma cadeira de roda motorizada. O projeto, que foi apresentado para os estudantes do turno da manhã, mostra a esperança para quem depende de uma cadeira de rodas para se locomover.
A professora Carla explica que “a cadeira motorizada funciona com sensor de movimento ou, ainda, com o aplicativo instalado no celular. A atividade buscou aliar a tecnologia da robótica à medicina.” A profissional finaliza dizendo que “o resultado foi excelente e os alunos ficaram muito felizes em poder compartilhar a experiência e resultado com as turmas da manhã.”.
SOBRE O PROJETO MULTIDISCIPLINAR “LOLA ANTENADA”: “Lola antenada”, está no seu 3º ano e, em 2016, teve o lema “transformando obstáculos em desafios”. O objetivo do mesmo, segundo a professora Luciana Gecchelin Santini, idealizadora do projeto, “é diminuir o preconceito e conscientizar as pessoas sobre as capacidades e potencialidades dos portadores de deficiência; sensibilizar e criar uma “rampa” de acesso até o coração das pessoas; realizar discussões, emitir opiniões e elaborar propostas sobre assuntos da atualidade e possibilitar a convivência respeitosa com as diferenças.”.
A mascote do projeto - Lola - é uma menina alegre, vaidosa de personalidade forte, cheia de energia e que gosta de realizar muitas descobertas. Por onde passa, ela consegue contagiar a todos com o seu carisma. Lola gosta de passear, de ir praia e ao cinema, ama a natureza (adora fazer trilhas), gosta de fazer novas amizades, de conhecer novos lugares. Sua comida favorita é pizza, curte moda e seu hobby é fotografia. Lola tem muitos sonhos.
Lola pensa que “SUPERAR é um ato que depende unicamente de você” e que cada pequena conquista é uma grande vitória!