“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso
em todas as suas folhas.” (Johann Goethe)
Na Semana do Meio Ambiente (2 a 9 de junho), os alunos dos segundos anos trabalharam em sala de aula a importância dos cuidados com o planeta. Sob orientação das professoras Adriane Ballardin, Charlene Machado, Cleusa Klipel e Rejane de Araújo as crianças tiveram a oportunidade de compreender melhor o processo de germinação. Para isso, plantaram sementes de feijões. Durante alguns dias, observaram a evolução da germinação e o seu crescimento além de aprender todos os cuidados que deveriam ter principalmente, de água, oxigênio e temperatura adequada.
Para a coordenadora pedagógica Cristina Becker, os pequenos estão sempre descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com outras crianças e a partir do meio em que vivem. “As atividades práticas proporcionam ao aluno interagir e vivenciar o que estão aprendendo na teoria. Assim, a aprendizagem se torna significativa, para toda a vida”, ressaltou.
De acordo com a professora Cleusa Klipel, a atividade foi de extrema importância, pois, os alunos puderam ver o crescimento do feijão desde a semente até a formação da planta. “O que eles precisam agora é ter experiências na vida”, destacou. O estudante Thiago Palhano Fontana, da turma 21, contou que o feijão dele cresceu rapidamente. “Eu dei água e cuidei dele", relatou.
GERMINAÇÃO: A germinação da semente é uma das fases mais importantes na vida das plantas. A semente é o primeiro passo para o desenvolvimento da planta. Desta forma, uma semente é como uma pequena cápsula, que contém um embrião em vida latente dentro dela. A vida dentro das sementes se mantem graças às fontes e reservas de alimento e água, que mantém o embrião vivo.
Sem condições ambientais favoráveis, a semente fica dormente ou em estado inativo. Quando as condições externas se tornam favoráveis, o processo de metabolismo é iniciado e as sementes germinam. A germinação é um processo que inclui várias mudanças que ocorrem a partir da semente inativa até o momento em que condições externas favoráveis são fornecidas para que a semente brote.
Fotos: Daniela Basso e Motrgana Vanin