Durante a Semana da Leitura, o Colégio Murialdo promoveu, entre professores e alunos da 3ª Série do Ensino Médio, um espaço para troca de experiências literárias. Assim, docentes de diferentes áreas e estudantes compartilharam uma leitura marcante.
Segundo a Professora Francine Iris Tadiello, a ideia de incluir os docentes ocorreu pelo fato de que independente da área de atuação a leitura se faz necessária, pois é um instrumento poderoso na vida do ser humano, mobilizando para o conhecimento, confortando e despertando para novas formas de viver e encarar a existência. “Todos precisamos dela, seja para sair da realidade, seja para entendê-la. Ler é uma experiência formativa e um exercício de empatia, processos fundamentais nos tempos atuais”, destaca.
A aluna Yasmin Matos Siqueira, da turma 303, conta que uma das leituras marcantes que fez foi o livro Capitães de Areia, do Jorge Amado. A publicação relata o dia a dia de um grupo de meninos, crianças de rua, sobre situações que eles têm que passar para sobreviver, como assaltos, mentiras. “O que mais me tocou foi a crítica social que tem no livro, de como a sociedade e o estado tratam essas crianças em situação de rua. O livro falou muito comigo de como, às vezes, nós não percebemos ou passam despercebidas essas situações que ocorrem na nossa sociedade”, destaca.
A Semana da Leitura foi realizada entre os dias 05 a 09 de julho.
Confira o relato dos professores