Pequenas atitudes podem fazer a grande diferença quando o tema é sustentabilidade. Pensando em melhorar o ambiente da escola, as alunas do 5º ano, do Ensino Fundamental, do Colégio Murialdo, Maria Clara Zini Binotto e Mariana dos Santos Pooder desenvolveram o projeto “Amigo do Dedo Verde”.
As estudantes passaram de turma em turma, no turno da tarde, distribuindo cartazes, feito por elas mesmas, alertando sobre o descarte do lixo. Além disso, as meninas realizaram uma breve apresentação aos seus colegas sobre a importância da colaboração de todos por um mundo melhor.
Mariana conta que a ideia para o projeto surgiu em uma vinda ao colégio pela manhã. “Eu vi que o pátio estava tão limpinho e, de tarde, ele estava mais sujo do que antes. Fiquei pensando nossa, se ele estava tão limpo de manhã, fomos nós quem sujamos? Foi aí que eu decidi que poderíamos fazer algo a respeito”, afirma. Mariana recebeu a colaboração de sua colega Maria Clara, que destaca: “Nós recebemos o pátio limpo e, queremos devolver ele limpo”.
Vale lembrar ainda que o Colégio Murialdo desenvolve, junto aos estudantes, o Projeto Sustentabilidade – Lavoisier por dentro e por fora. A proposta do trabalho interdisciplinar surgiu, em 2015, a partir da Carta Encíclica do Papa Francisco (24.05.2015) Laudato Si’ - que trata sobre a declaração dos princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica – com a finalidade de propiciar aos alunos, a oportunidade de analisar e conhecer questões relevantes à sociedade.
Fotos: Daniela Basso