De 25 a 30 de novembro, quatro atletas do Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEB) marcarão presença no Campeonato Sul-Americano, em Guayaquil, no Equador. Eles disputam em duas categorias: Sub-11, Lorenzo Santini e Kaio Moreira, e Sub-15, Gabriel Casara e Julia Alquati.
Esta é a segunda vez que o CFEB marcará presença no Sul-Americano. A primeira participação ocorreu em 2017, no qual o aluno Gabriel Casara garantiu uma medalha no Sub-13. “Aguardo ansioso, porque eu vou com uma cobrança maior, além de ser fora do Brasil eu quero muito garantir uma boa colocação como da outra vez”.
Julia Alqualti participará pela primeira vez do Sul-Americano. “Eu espero ir muito bem, pois será uma experiência incrível. Quero me superar e conseguir obter o melhor resultado”, conta a jovem que já conquistou títulos municipais, estaduais, regionais e nacionais. Para Kaio Moreira esta é a primeira competição que ele participará fora do país. “Estou feliz e bem ansioso. Quero sair de lá com medalha”, conta o jovem que já pratica o Badminton há três anos. A expectativa também toma conta de Lorenzo Santini. E quando foi perguntado se espera voltar com prêmio a resposta foi certeira: “óbvio”, enfatiza o aluno que já recebeu aproximadamente 26 medalhas, em 2 anos e meio dedicados ao esporte.
O coordenador do CFEB, Noeslem Lima, explica que o projeto iniciou com poucas ambições, pois o Badminton não era reconhecido. Mas, o crescimento foi muito rápido e hoje está entre os principais clubes do Brasil. “Acompanhar a evolução é inexplicável, o Badminton tem uma particularidade de fazer com que o atleta evolua rápido demais. Quando iniciamos tínhamos 14 atletas com um nível bem baixo, eu não imaginava que em tão pouco tempo seríamos referência na formação de atletas e fazendo com que eles chegassem tão longe”, destaca.
Vale destacar que este é o segundo campeonato mais importante para os jovens, fica atrás apenas do Pan-Americano, pois oportuniza jogar contra grandes formadores de atletas.
Sobre o Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo
O Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo existe há quatro anos. Neste período, já passaram pelo CFEB mais de 500 atletas. Atualmente, conta com 400 alunos, participando dos principais campeonatos tanto nacionais quanto internacionais.
Fotos: Débora Valente
Foto 1: Lorenzo Santini e Kaio Moreira
Foto 2: Gabriel Casara e Julia Alquati