Notícias

31 Out

Campanha Outubro Rosa: alunos do Colégio Murialdo realizam entrega de mechas de cabelo para o Banco de Perucas

A tarde chuvosa desta quarta-feira, 30 de outubro, marcou a entrega de 86 mechas de cabelos e 120 lenços arrecadados durante a Campanha Outubro Rosa realizada pelo Colégio Murialdo, ao Banco de Perucas do Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul. A visita contou com a participação de um grupo de alunos do Colégio Murialdo e também de ex-alunas da instituição, Isadora Riva e Júlia Censi. As egressas do Colégio arrecadaram 33 pacotes de fraldas que foram entregues ao HG. A atividade contou com a supervisão da professora de Biologia Luciana Gecchelin Santini.

 

A campanha, que iniciou no dia 1º de outubro, foi marcada por um encerramento muito especial, a entrega das doações. A professora Luciana explica que este projeto tem como um dos principais objetivos conscientizar sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama e do diagnóstico precoce. “Sempre comento em sala de aula com os alunos, alertem as mães, irmãs e amigas: façam o autoexame. Este foi o carro-chefe da iniciativa, cuide do seu corpo”, conta. Ela ainda acrescenta que a visita foi muito emocionante, pois mostrou a união de uma mulher apoiando a outra. “Uma parceria entre voluntárias, pacientes e quem já está curada. É lindo vivenciar esta luta pelo viver”, finaliza.

 

“No momento em que decidi doar o cabelo eu não pensei em mim, apenas em como a pessoa que receberia a doação se sentiria. O bem-estar dela foi motivador para eu decidir cortar o cabelo. Me coloquei no lugar do outro”. Estas palavras são do Mateus Felipe Silva Camargo, 12 anos, da turma 72, que disse adeus ao cabelo que tinha até o ombro para se engajar com a causa.

 

“Nós nascemos com um dom de ajudar as pessoas e como eu escolhi me graduar na área da saúde esse envolvimento é fundamental. Devemos fazer o bem sem olhar a quem, pois saímos com o coração transbordando de alegria”, ressalta a estudante da turma 302, Gabriela Sgarabotto, que também comemora a aprovação no vestibular para Biomedicina.  Já Júlia Riva, da turma 202, lembrou que se envolver nestas ações é fundamental, isso porque essa doença pode atingir qualquer pessoa. “Não estamos livres, é essencial contribuirmos. Caso um dia a gente ou algum conhecido precise nós saberemos que podemos contar com este serviço”, destaca.

 

A presidente da ONG Amigas de Peito e Alma da Serra Gaúcha, Clementina De Marco Giacomelli, que está à frente do Banco de Perucas, enfatiza que esta parceria com o Colégio existe desde o início dos trabalhos do Banco, há cinco anos. Neste período foram atendidas mais de 400 mulheres para o empréstimo de perucas, vindas de 49 municípios e de uma população de mais um milhão e 300 mil habitantes. Somam-se a estes números mais de cinco mil lenços, diversas toucas e turbantes e muitas mulheres que passam por um processo de acolhimento. “A solidariedade é algo que realmente contagia, isso fica muito exemplificado neste projeto do banco de perucas. Muitas mãos começaram a construir, ali, histórias de solidariedade. Este projeto do Colégio Murialdo de envolver as crianças, os alunos e os jovens, em uma participação de solidariedade do bem comum no atendimento dos pacientes com câncer, mostra o quanto é importante esta participação da sociedade. Atitudes que podem, efetivamente, tornar um mundo melhor com pessoas conscientes do seu papel de cidadão”, enaltece a voluntária, que ainda integra a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).

 

Vale destacar que a visita também foi marcada por uma visita pelo setor de Oncologia do HG, onde os alunos puderam entregar mensagens aos pacientes que estavam realizando os tratamentos.

 

Fotos: Débora Valente

 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

03 Abr
Murialdo informa sobre emissão das Declarações de Pagamentos 2023
O Colégio Murialdo informa que a emissão das Declarações de Pagamentos 2023, documentos necessários para a Declaração do Imposto de Renda (IR), já está disponível. Ela poderá ser feita de…
01 Abr
Murialdo promove celebrações com as turmas
As celebrações que antecedem a Páscoa, tradicionais no Colégio Murialdo, foram realizadas nos dias 19, 21 e 28 de março. Os momentos de espiritualidade tiveram o intuito de pedir bênçãos…
15 Fev
Volta às aulas do Colégio Murialdo ocorre no dia 19 de fevereiro
O ano letivo 2024 do Colégio Murialdo inicia na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Por isso, é importante ficar atento às datas relativas ao início do ano letivo. Confira:…
09 Fev
Atividades extras 2024: abertas as inscrições para alunos novos
As Atividades Extracurriculares do Colégio Murialdo buscam desenvolver as habilidades dos estudantes e ampliam o conhecimento cultural. Os alunos novos, interessados em garantir a vaga para o ano de 2024,…
20 Dez
Confira como ficará o recesso de fim de ano do Colégio Murialdo
O Colégio Murialdo informa que o expediente de 2023 será encerrado no dia 22 de dezembro, às 12h. O recesso escolar de fim de ano seguirá até o dia 09…
18 Dez
Psicologia Escolar do Turno da Manhã realiza Orientação Profissional com os alunos das 3ª séries do Ensino Médio
Com o intuito de ajudar os estudantes na escolha profissional, a Psicologia Escolar e a Coordenação Pedagógica do Colégio Murialdo realizaram um projeto de Orientação Profissional.  No total, foram realizados…
23 Nov
Alunos do Ensino Fundamental I recebem certificação das Olimpíadas de matemática Matific
Na tarde do dia 22 de novembro de 2023, os estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental receberam medalhas e certificados de participação nas Olimpíadas de Matemática -…
23 Out
Rematrículas On-line do Colégio Murialdo são prorrogadas até o dia 07 de novembro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – unidade Centro informa que o processo de rematrículas para 2024 foi prorrogado até o dia 07 de novembro de 2023, de forma on-line,…
19 Out
Projeto Matemáticos brilhantes: explorando a vida e as contribuições históricas recebe prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora
A premiação, que está na 1ª edição, é realizada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul   Promover uma compreensão mais profunda e ampla da matemática, sua evolução ao…
18 Out
Psicologia Escolar do Turno da Tarde do Colégio Murialdo realiza a I Jornada da Criança
No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, o Murialdo convida pais e responsáveis dos estudantes para olhar de uma maneira mais atenta e cuidadosa às infâncias. Com…