Notícias

12 Set

Colégio Murialdo - Caxias Centro lança o projeto “Muri Recicla”

Quando o assunto é sustentabilidade, com pequenas atitudes é possível gerar grandes mudanças. Entre elas, está o descarte correto de resíduos eletrônicos. Desta forma, é necessário entender quais são os diferentes tipos desses materiais e a importância de transformá-los em desenvolvimento sustentável. Com esse intuito, o Colégio Murialdo – Caxias Centro lança o projeto “Muri Recicla”, que além de ponto de coleta também estará trabalhando com a temática em sala de aula.

 

A empresa responsável por recolher os resíduos coletados na instituição, a Ambe, destaca que o Brasil é o 5º maior gerador de lixo eletrônico do mundo: apenas em 2019 foram descartados mais de 2 milhões de toneladas. Menos de 3% foi reciclado, uma vez que muitas pessoas e empresas não sabem o que fazer com esses itens. O descarte incorreto é um problema ambiental, pois os componentes químicos prejudicam o solo e podem causar problemas à saúde humana.

 

Esses dispositivos eletrônicos são classificados por sua natureza, tais como: eletrodomésticos, eletroportáteis, áudio e vídeo, entre outros. Depois de submetidos ao processo de manufatura reversa, estes equipamentos são segregados por matéria-prima, como: aço, ferro, plástico, etc.

 

No Murialdo, serão coletados celulares, equipamentos de informática, áudio e vídeo e eletrônicos diversos. O ponto de coleta para a comunidade interna e externa ficará no estacionamento localizado na Rua Flores da Cunha. Além disso, os alunos e funcionários poderão fazer o descarte de materiais pequenos em displays instalados nos corredores da instituição. Ressalta-se que não serão recebidas pilhas, baterias e lâmpadas. O valor arrecadado com o recolhimento desses materiais será revertido para ações sociais. 

 

Ações em sala de aula:

Os estudantes estarão engajados na campanha e irão desenvolver as seguintes atividades:

Os alunos dos 4º anos serão os responsáveis por divulgar o projeto pelo Colégio.  Além de passar nos setores e salas de aula, eles também produziram cartazes que serão distribuídos pelos corredores.  

Os 6º anos irão gravar vídeos curtos, de até um minuto, com informações sobre o lixo eletrônico. A iniciativa se chamará Drops do Muri - edição Muri Recicla. Algumas dessas gravações serão publicadas nas redes sociais do Colégio.

Os estudantes dos 7º anos criaram livros infantis em que o personagem central das histórias são "lixos eletrônicos" como uma geladeira, um forno de micro-ondas e um aparelho celular. Essas histórias vão ser contadas para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano como forma de incentivo e engajamento ainda maior na campanha. 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas