As crianças estão de férias e o que fazer para não deixar o tédio bater? É nessa hora que é preciso colocar a criatividade em prática. Existem diversas opções de brincadeiras e passeios para aproveitar esse período, sem muito custo. Pensando nisso, elencamos 7 atividades para você fazer com as crianças. Confira:
1. Praticar jogos que reforcem o aprendizado: As férias podem ser um ótimo período para, de uma forma divertida, revisar o que foi aprendido na escola. É interessante utilizar jogos de quebra-cabeças, de tabuleiro, de cálculos simples e até de leitura que façam com que as crianças pensem e relembrem de conteúdos do último ano.
2. Criar histórias em quadrinhos: Se o seu filho ou filha já gosta de histórias em quadrinhos, ótimo. Mas se não, apresente a ele ou a ela alguns gibis e proponha o desafio de escrever e desenhar histórias parecidas com a que está nos quadrinhos. É uma boa forma de incentivar a escrita e o desenho.
3. Criar uma sessão de cinema em casa: Chame seus familiares, vizinhos, amigos para fazer uma sessão de cinema em casa. Os filmes têm a capacidade, além de entreter, de trazer grandes lições em que as crianças aprendem de forma intuitiva, muitas vezes, sem perceber.
4. Montar uma cabana dentro de casa: Sabe aquelas cabanas das novelas e filmes? Você pode fazer isso em casa! Pegue alguns lençóis e amarre uns nos outros e depois em alguma cadeira ou móvel alto. Depois, coloque uns travesseiros e pendure umas luzinhas pisca-pisca (tipo as de Natal). Está feita a brincadeira! As crianças vão adorar!
5. Desenhar: Essa atividade, além de desenvolver várias áreas do cérebro, exercita a concentração e a paciência. Peça ao seu filho desenhar o que ele está vendo ao seu redor e, após, peça para colorir. Vai ser fantástico!
6. Plantar uma árvore: A educação ambiental é um tema bastante discutido no Murialdo. Que tal comprar algumas sementes e, dependendo do espaço disponível, peça para seu filho ou filha plantar as sementes em uma jarra com terra ou no quintal. Explique para ele ou ela a importância do cuidado para o crescimento e o desenvolvimento da semente em planta.
7. Passear no Museu: Atividades culturais são sempre bem-vindas. Visitar um museu faz com que as crianças aprendam história de uma forma divertida. Também faz com que elas conheçam um universo inesperado. Além de legal, o programa também auxilia no desenvolvimento do senso crítico.