O primeiro trimestre letivo de 2023 está chegando ao fim. Durante esse período, os alunos do Ensino Fundamental I e II elaboraram diversos trabalhos sobre as temáticas estudadas em sala de aula. Confira:
3º e 4º anos do Ensino Fundamental I:
Os 3º anos produziram um lapbook sobre a cidade de Caxias do Sul com o tema Festa das Colheitas. Para o aluno Otavio Moz Dalzochio, da turma 34, participar do projeto foi muito legal e desafiador. "Aprendi tantas coisas novas e ‘reaprendi’ outras. Cada vez que a professora entregava o trabalho que era um lapbook eu sentia alegria. Com certeza, o que eu mais gostei foi a tarde da Festa das Colheitas, com as receitas que fizemos. Porque todo mundo gosta de comer coisas gostosas. Eu trouxe uma pizza com borda recheada".
Já os 4º anos trabalharam o tema "Minha escola, minha segunda casa", com palestra, carta dos pais e Pop Art. O tema surgiu com o objetivo de aproximar os estudantes e suas famílias integrando-os no contexto da escola. “Com este projeto queremos provocar nossos estudantes a realizarem pesquisas, desenvolver habilidades socioemocionais, criatividade, relacionamento interpessoal, integração, equidade e cooperação”, explica a professora Cleusa de Fatima Klipel.
5º anos do Ensino Fundamental I:
Os 5º anos organizaram uma mala com o tema "Diversidade Cultural", com muita informação de estados do Brasil e teve até prato típico para ser degustado na sala de aula. "Ter a diversidade e o respeito às diferenças como pontos iniciais do projeto nos permitiu apresentar aos alunos a cultura presente em diversas partes do nosso país e do mundo. Vivenciar o diferente nos faz evoluir enquanto sociedade e a tolerância nos faz crescer pessoalmente e colocar em prática a educação do coração pregada por São Leonardo Murialdo”, enfatiza a professora Sabrina Galafassi. “Na minha opinião, o trabalho interdisciplinar serviu para adquirir mais sabedoria e aprendizado, de um jeito que nos desafiou de uma forma boa e divertida,” conta o aluno Germano Bonatto, da turma 51.
6º e 7º anos do Ensino Fundamental II:
Já, os alunos dos 6º e 7º anos produziram a releitura do Cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano e Infográficos com informações sobre as regiões do Brasil e a situação da fome. A professora Ana Paula Balbinot Palma enfatiza que durante as atividades, foram discutidas as causas e as consequências da fome e da desigualdade social. “Exploramos juntos maneiras de sensibilizar as pessoas e arrecadar alimentos para ajudar os menos favorecidos. Foi gratificante ver o envolvimento dos alunos na arrecadação de alimentos”.
Além disso, a Campanha da Fraternidade permitiu que os alunos desenvolvessem importantes habilidades socioemocionais. A empatia foi cultivada à medida que os estudantes se colocaram no lugar daqueles que vivem em condições precárias. “A solidariedade ficou fortalecida a partir do momento que se uniram em prol de uma causa comum. E o senso de responsabilidade social foi despertado, pois entenderam que cada um de nós tem o poder de contribuir para um mundo mais justo e igualitário”, enaltece a professora.
A aluna Emilly da Silva Sasso, da turma 73, destaca que foi muito divertido passar o tempo com os colegas, trabalhando em grupo e desenvolvendo o projeto juntos. "A união do grupo realmente tornou a experiência ainda melhor. Apesar de enfrentarmos algumas dificuldades na construção do projeto, sempre encontramos soluções criativas para superá-las".
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8º e 9º anos do Ensino Fundamental II:
Os alunos dos 8º e 9º anos aprofundaram o olhar e pesquisa sobre o tema "As Faces da Fome", uma oportunidade para explorar e discutir questões relacionadas à distribuição de alimentos, à pobreza e à solidariedade em nível de Brasil. Até mesmo uma exposição foi organizada, no Espaço Artigianelli do Colégio, em formato de cubos com informações sobre a temática da Fome. A confecção do material contou com a parceria da AlphaHelp. Inspirados pela Campanha da Fraternidade 2023, as turmas pesquisaram, levantaram indicadores importantes e mostraram que a fome é um problema persistente que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A equipe de docentes tinha como objetivo não apenas informar os alunos sobre essa realidade, mas também estimulá-los a agir e fazer a diferença em suas comunidades.
Para alcançar esses objetivos, os professores desenvolveram uma série de atividades envolvendo todos os componentes curriculares. Cada grupo de alunos abordou um tema específico e apresentou dados estatísticos da fome no Brasil, o deslocamento geográfico dos povos, a fome e sua relação com a saúde, o consumo da cesta básica e a fome como um problema global.
“Acredito que projetos como esse tem o poder de despertar a consciência dos jovens, incentivando-os a se tornarem cidadãos comprometidos e atuantes em questões sociais urgentes. A Campanha da Fraternidade 2023 e as faces mostradas nos cubos produzidos pelos alunos trouxeram à tona a importância de combater a fome e promover uma distribuição mais justa de alimentos, reforçando a ideia de que todos nós temos um papel fundamental nessa luta contra a desigualdade social”, destaca o professor Luis Henrique Correa.