O Colégio Murialdo será um dos locais de votação
O trabalho de aprendizagem profissional realizado com os jovens em situação de vulnerabilidade social serviu como incentivo para Cheila Maria da Silva, coordenadora do Centro de Formação Profissional, concorrer ao cargo de Conselheira Tutelar. As eleições estão agendadas para o dia 06 de outubro e os eleitos vão atuar nas regiões Norte e Sul, cumprindo mandatos entre 10 de janeiro de 2020 e 10 de janeiro de 2024.
Cheila acredita que ser Conselheira Tutelar possibilitará compartilhar sobre o conhecimento adquirido neste segmento que atua: o da profissionalização gratuita de jovens. “Trabalho no CFPM há 10 anos e vejo que a aprendizagem profissional para adolescentes e jovens é uma resposta às famílias que buscam inserir seus filhos em atividades saudáveis e que estimulem seu desenvolvimento pessoal e profissional. A oportunidade de atuar em conjunto com os novos conselheiros possibilitará uma troca riquíssima de experiências na área da defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes e dentre estas a aprendizagem profissional é, sem dúvida, um importante instrumento para a erradicação do trabalho infantil e para a efetivação dos direitos dos adolescentes, como determina o ECA em se Capítulo V – Artigo 60. Oferecer qualificação profissional adequada à pessoa em desenvolvimento é construir um futuro melhor”, ressalta.
Ao se candidatar ao cargo de Conselheira Tutelar, Cheila teve que cumprir uma série de requisitos. Entre eles estava um curso preparatório, promovido por iniciativa do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA) que tratou sobre políticas de atendimento à criança e ao adolescente; além de prova escrita, na qual abordou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), teste de Língua Portuguesa e Redação. Os candidatos ainda tiveram que passar por uma avaliação psicológica.
Vale destacar que as eleições são unificadas em todo o Brasil e qualquer pessoa que possui título de eleitor pode votar. O Colégio Murialdo será um dos locais de votação, mas é importante que o eleitor consulte o local da votação por meio do site do TRE (http://www.tre-rs.jus.br/). O voto não é obrigatório. Os eleitos serão conhecidos no dia 7 de outubro.
Sobre Cheila Maria da Silva:
Cheila é graduada em História; Membro Titular do Conselho Gestor do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa; Coordenadora do Projeto Social: Centro de Formação Profissional Murialdo; Membro do Fórum de Aprendizagem da Serra Gaúcha e Facilitadora de Círculos de Paz.
Obrigações do Conselho Tutelar:
Fiscalizar quaisquer suspeita ou confirmação de maus-tratos contra a criança e o adolescente, assim como o direito à educação. Fiscalizar a violação da liberdade, respeito e dignidade desses menores de 18 anos.