“Todas as coisas são números.” (Pitágoras)
O mês de junho é marcado pelas festividades de São João e para entrar no clima, os estudantes dos segundos anos aliaram o aprendizado com diversão. Sob orientação das professoras Adriane Ballin, Charlene Machado, Cleusa Klipel, Rejane de Araújo e Suélen Machado, os pequenos estudaram os numerais (unidade, dezena e centena) por meio da contação de pipocas.
Cada aluno trouxe para a sala de aula uma porção de pipocas e, de acordo com o numeral indicado, devia colocar o número exato do grão em um recipiente (copos e sacos plásticos). Após a atividade, aconteceu uma confraternização com as pipocas.
Para a professora Suélen Machado, da turma 22, a dinâmica trabalhou os numerais de forma lúdica. “Usamos a pipoca para que os alunos pudessem agrupar quantidades, formar numerais e fixar os conceitos de unidade e dezena. Além disso, os estudantes trabalharam em grupos e puderam trocar ideias”, afirmou. Segundo a aluna Carolina Rizzotto da Silva, da turma 23, a atividade foi bem legal. “Eu me diverti, fiz continhas e aprendi um pouco mais sobre matemática”, relatou.
Fotos: Daniela Basso e Morgana Vanin