No último sábado, 17 de fevereiro, ocorreu o Dia da ANEC (Associação Nacional da Educação Católica) no Colégio São José (Rua Os 18 do Forte, 1.870 – Centro), em Caxias do Sul (RS). O encontro que tratou a temática “A escola que encanta e transforma vidas”, contou com a presença da representante da ANEC, Ir. Claudia Chesini e das direções e profissionais de todas as escolas católicas de Caxias, que atendem a mais de dez mil estudantes.
O evento iniciou com a celebração religiosa na Catedral Diocesana de Caxias do Sul, presidida pelo Bispo Diocesano D. Alessandro Rufinoni. Após, os presentes se dirigiram para o Colégio São José, onde ocorreu a palestra “A Escola que encanta e transforma”, com o professor Doutor em Ciências da Educação, Max G. Haetinger.
O bate-papo abordou de forma lúdica e participativa os temas como: O que é encantar e inovar em sala de aula?; as emoções e os processos cognitivos; o respeito à diversidade; o professor que muda a vida de seus alunos e o educador como agente de transformação cultural e social. Além disso, Haetinger destacou os desafios da sociedade atual, a transformação dos processos de comunicação, a mídia e as relações e interações. “É neste contexto que a Escola tem uma nova tarefa, tão importante para além da transmissão de conteúdo: o poder de encantar e mobilizar os alunos”, salientou.
MAX G. HAETINGER: é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto em Portugal cursou a Escola Superior de Educação Física e Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Economia na PUC-RS. É pós-graduado em Informática na educação (UFRGS), Psicopedagogia (Candido Mendes). Mestre em Educação/Educação a distância (AWU/EUA), foi aluno especial do Doutorado em Informática na Educação (UFRGS) e desenvolveu pesquisas e apresentou trabalhos em congressos sobre temas ligados à criatividade, Informática aplicada aos processos educacionais, artes e educação física. Ministrou centenas de cursos para professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, sempre abordando temas como criatividade, novas tecnologias, integração, motivação e trabalho em equipe. Professor associado ao IC2 instituto da Universidade do Texas (Austin-EUA). Diretor do Instituto Criar. É consultor e professor da Universidade SEBRAE de Negócios na área de criativa e Redes Colaborativas. Consultor da Microsoft Educação Brasil para informática na Educação. Paralelamente, desenvolveu a atividade de diretor de teatro, cinema e televisão. Autor dos livros Criatividade? Criando Arte e Comportamento (1998) na sua décima Edição, Informática na Educação? Um olhar criativo (2003) 2a edição. Universo Criativo da criança na educação (2005) em sua 4ª edição. Professor Max em Revista (2010), Aprendizagem Criativa (2011), A escola que encanta e transforma vidas (2017).
Fotos: Bernardete Chiesa