O estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Murialdo, Júlio César Gasparetto Tronca, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-19 de Voleibol. Desde a última semana, o jovem está no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Vôlei (CDV), em Saquarema, Rio de Janeiro, em treinos preparatórios para o Campeonato Mundial da categoria que ocorre de 28 de agosto a 03 de setembro, no Irã.
Vale destacar que a convocação foi feita no início de 2020, mas devido à pandemia os treinos iniciaram, somente, na última semana. Júlio está em uma rotina intensa de treinos e disputará uma vaga entre 32 atletas relacionados, pois apenas 12 serão escolhidos para disputar o mundial.
O atleta treina o esporte na Instituição e na Universidade de Caxias do Sul (APV/UCS), com o técnico Giovani Brisotto. “O Júlio treina desde os 09 anos de idade, e está sempre obstinado em seus sonhos e determinado em seus objetivos. Ele é um atleta inteligente e disciplinado no cumprimento das tarefas”, destaca o treinador.
Júlio César recebeu a notícia da convocação com muita surpresa e alegria. Acompanhe:
O que representa para você essa convocação?
Representa toda minha resiliência com o vôlei, todo meu amor por esse esporte, e o início de uma trajetória que eu desejo que seja muito longa.
Qual a expectativa para participar do campeonato?
Devo como todo atleta, que faz parte de algum treinamento, vestir a camiseta de jogo e dar o máximo, sei da qualidade técnica de todos que estão aqui e a caminhada não será fácil.
Até quando você segue com os treinos preparatórios?
Não tem uma data definida, pois ainda vão ocorrer cortes. Domingo (30.05), completo duas semanas aqui. Nesse sábado (29.05), terá mais um corte e quarta-feira também. Estou me esforçando meu máximo aqui todos os dias, representando muito bem eu, minha familia, a APV/UCS, o Colégio Murialdo e a cidade de Caxias do Sul.
Como é sua rotina de treinos, quantas vezes você treina por semana?
Aqui, nós treinamos todos os dias. A rotina é assim: de manhã participamos do treino técnico e temos academia, geralmente na parte da tarde eu vou para a fisioterapia. À noite nós temos mais um treino coletivo, mais voltado para movimentações de jogo.
Como é o incentivo da sua família?
A família apoia muito a proposta de ter um filho atleta, pois eles sabem que estou fazendo o que eu amo.
O que você almeja para o futuro?
Eu tenho um grande sonho de jogar uma olimpíada, como todo grande atleta sonha, pretendo dar muito orgulho para Caxias do Sul e para minha família seguindo como atleta profissional.