Os alunos dos 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental I, que integram a atividade extra de judô, participaram da troca de faixa. O evento sempre ocorre no fim do ano, marcando o encerramento das atividades. Para cada faixa existe um tempo mínimo de carência para poder realizar a troca.
A professora da atividade, Maria Augusta Emerim Nunes, explica que o aluno fica 1 ano em cada faixa. “E, durante este ano, os estudantes participam de eventos internos e futuramente de competições da Federação Gaúcha de Judô”.
Conheça o significado das cores das faixas do judô:
FAIXA BRANCA – Mu Kyu – 8 KYU
Essa é a cor do desprendimento e da pureza.
O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores cabendo a ele por meio da fricção do treino árduo seguir com a evolução técnica e avançar na evolução das cores.
FAIXA CINZA – Shiti-Kyu – 7º KYU
A faixa cinza simboliza uma pequena evolução técnica em comparação a faixa branca, essa graduação é dada apenas para praticantes até cerca de 15 anos, para a classe sênior essa graduação já não se faz presente. Pela mudança da cor branca para a cinza, identificamos que a pureza do praticante começa a ser alterada, porém ainda muito superficial. As características básicas se mantêm inalteradas, pois o tempo de prática ainda é muito pequeno se comparado a todo o processo de aprendizado que o judoca terá que passar.
FAIXA AZUL – Ro-Kyu – 6º KYU
Significa o Céu, por meio do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento do judô progride. O azul se faz intermediário entre o branco e o amarelo. O amadurecimento e a expectativa da evolução se faz presente, visto que o judoca continua dando andamento ao seu aprendizado. A continuidade dos treinamentos fará com que a evolução técnica seja natural, assim como a cor azul se faz no dia a dia da natureza.
FAIXA AMARELA – Rokku Kyu – 5º KYU
Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém-nascido, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar à maturidade que corresponde à faixa preta. Assim como o sol nascente o conhecimento começa a aflorar para o iniciante. Agora ele pode vislumbrar um pouco da iluminação da descoberta e da realidade do que é o Judô.
Entretanto, assim como o amarelo é uma cor primária, isto é, não pode ser formado pela mistura de outras cores, ele também deve manter-se puro dentro da escola de judô que escolheu ainda evitando misturar outras coisas aos conhecimentos já adquiridos. Assim, como essa cor, essa graduação lhe traz a alegria, a vida, o calor, a força, a glória, o poder mental e representa o descobrimento.
FAIXA LARANJA – Yon Kyu – 4º Kyu
Esta é uma cor que é a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento do grau anterior deve estar contido nesta graduação e trazendo as qualidades dessas duas cores. Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude.
Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo é possível, pois essa cor estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento. A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer. A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang.
FAIXA VERDE – San Kyu – 3º Kyu
O verde é uma cor que representa Esperança e a Fé. É a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e o equilíbrio. Essa cor, que nos chega depois das cores quentes iniciais, nos dá a impressão de que chegamos a um oásis, depois de atravessar um árduo deserto, mas devemos saber que ainda há mais deserto a vencer.
FAIXA ROXA OU VIOLETA – Ni Kyu – 2º Kyu
O roxo é uma mistura das cores azul e vermelho.Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade. Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima. Esta é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia, das transformações e da magia.
FAIXA MARROM– Ichi Kyu – 1º Kyu
É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui. Representa a conexão do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres (Sensei).
Essa faixa, pela sua cor, emana a impressão de algo maciço denso, compacto. Sugere segurança e isolamento. Representa também uma poluição que deve sempre ser limpa, através da prática fiel aos princípios do Budô.
FAIXA PRETA – Sho Dan – 1º Dan
É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina com responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade.
FAIXA CORAL – Rokudan, Shitchidan e Ratchidan – 6º a 8º DAN
A faixa coral é caracterizada pelas cores branca e vermelha.
FAIXA VERMELHA – Kyodan e Judan (Jodan) – 9º e 10º DAN
A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inéditos. Essa é a cor do fogo, da paixão do entusiasmo e dos impulsos é a cor mais quente, ativa e estimulante. Ainda é uma cor primária que não pode ser formada pela mistura de outras cores, mostrando assim, que o praticante ainda deverá manter-se puro e fiel ao estilo de que elegeu.
Essa faixa, pela sua vibração, dá mais energia física, mostrando que agora, mais do que nunca é necessária força de vontade para não desistir da conquista dos seus ideais. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos.