Evento que ocorreu no último sábado, teve a Rede de Educação Murialdo como apoiadora
No último sábado, 19 de outubro, a Rede Murialdo de Educação participou como apoiadora do evento “Caminhada das Vitoriosas”, uma iniciativa do Centro Regional de Diagnóstico Vero Dellaudo, alusivo à Campanha do Outubro Rosa. Durante a ação, participaram cerca de 300 mulheres com um único propósito, alertar a população sobre a prevenção do Câncer de Mama. Além disso, foram divulgados os trabalhos realizados pela ONG Amigas de Peito e Alma da Serra Gaúcha.
O percurso da caminhada foi de 1.4km, com saída realizada na unidade matriz da Vero Dellaudo. O trajeto passou pela Avenida Júlio de Castilhos e encerrou no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos). No final da ação, a Rede Murialdo disponibilizou duas profissionais de massoterapia com o intuito de proporcionar aos presentes um momento de relaxamento.
A analista de marketing do Centro Regional de Diagnóstico Vero Dellaudo, Lisa Leite, conta que a Caminhada das Vitoriosas foi uma das muitas maneiras que encontraram de engajar pessoas de todas as idades, gêneros e classes para a conscientização sobre o câncer de mama. “Além disso, como serviço de saúde, entendemos que é nosso papel disseminar informações acerca de uma doença que é extremamente presente no nosso cotidiano: o índice de novos casos no Brasil é superior ao índice mundial e o Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de novos casos da doença por ano. A Caminhada das Vitoriosas, que acontecerá novamente em 2020, é uma forma de trazer estes dados à luz e tocar a população da nossa região sobre o assunto”, destaca.
Para a presidente da ONG Amigas de Peito e Alma da Serra Gaúcha Clementina De Marco Giacomelli, o evento foi de grande importância para a população de Caxias do Sul. “Estamos engajadas com essas iniciativas. Pois, elas fazem as pessoas se conscientizarem. Nós levantamos essa bandeira”, salienta.
A professora de Biologia da Rede Murialdo, Luciana Santini, que esteve na caminhada, ressalta que participar dessa ação faz com que a Campanha do Outubro Rosa tenha mais visibilidade. “Vi mulheres guerreiras que passaram ou estão em tratamento pelo câncer com uma força de viver incrível. Foi muito importante esse apoio, elas precisam saber que não estão sozinhas nessa luta”. A docente ainda destacou a importância da realização do autoexame e da mamografia. “Existe tratamento para câncer de mama e a detecção PRECOCE é a maior aliada para a cura. Vamos apoiar essa campanha”.
Sobre a ONG Amigas de Peito e Alma da Serra Gaúcha:
Enfrentar o tratamento de um câncer de mama foi motivador para que um grupo de mulheres se reunisse para dividir experiências e sentimentos vividos. Assim surgiu a ONG Amigas de Peito e Alma da Serra Gaúcha, que há 6 anos realiza ações para ajudar quem está enfrentando o câncer de mama. A ONG também faz palestras de conscientização sobre a doença em empresas, grupos ou instituições. Além disso, está à frente do Banco de Perucas do Hospital Geral. O grupo também leva o bom humor e as experiências para pessoas que iniciam o tratamento.
A ONG integra a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). Uma associação civil, sem fins econômicos, que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a criação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.
Fotos: Luciana Santini