Nesta quinta-feira, 14 de outubro, ocorreu a abertura do Congresso Americano de Educação da Família de Murialdo por meio da plataforma ZOOM. São mais de trezentos participantes entre religiosos, direções, professores, funcionários, alunos e famílias das Obras Josefinas do continente americano, ou seja: da Argentina, do Brasil, do Chile, do Equador, da Colômbia, do México e dos Estados Unidos.
A cerimônia de abertura foi preparada pela comunidade escolar de Vila Bosch – Buenos Aires (Argentina). O superior geral dos Josefinos de Murialdo, Pe. Tulio Locatelli, direto de Roma, falou da emoção do evento e da sua grandeza para as Obras Murialdinas. “Nosso desafio é educar com o coração do Pai e chegar no coração das crianças, dos adolescentes e dos jovens, com muito amor, respeito, diálogo e acolhida.” Após, Pe. Mario Aldegani palestrou sobre o Coração do Pai, a partir de São José; e a educadora Edilene dos Santos apresentou o tema “Pai Amado”. Na parte da tarde, ocorreu o trabalho em grupos, a partir dos temas da manhã.
O encontro ocorre de forma on-line e segue até amanhã (16.10), sábado, e tem como tema “Educar com o Coração de Pai”, a partir do ano de São José convocado pelo Papa Francisco. O evento tem como objetivos: Reconhecer-nos como uma família de Murialdo na América, evidenciando a marca evangelizadora em nossas obras; Descobrir a Família de Murialdo na diversidade e Fornecer linhas de orientação estratégica para as comunidades educacionais.
Serão três dias de estudo e aprofundamento sobre os princípios de Murialdo, a prática pedagógica a partir do Pacto Educativo Global, bem como a troca de experiência entre os participantes.