A competição foi realizada de 19 a 23 de julho no México
Felicidade, orgulho e responsabilidade, esse é o sentimento que o atleta do Recreio da Juventude/Murialdo, Gabriel Casara, traz na bagagem após a sua participação no XXIX Campeonato Pan-Americano Júnior de Badminton 2021. O atleta garantiu a medalha de prata na categoria simples, com a seleção brasileira, na competição que ocorreu de 19 a 23 de julho, em Acapulco no México. Além disso, Gabriel foi acompanhado pelo técnico Noeslem Lima.
O atleta destaca que sempre contou com o apoio da família no esporte. “Minha mãe não mede esforços para me apoiar, incentivar e orientar nos momentos de frustração. Ela é minha referência de força e garra”, afirma. Gabriel ressalta que a rotina de treinos é intensa. Ele se exercita cinco vezes por semana, com 2h30min por dia, além da preparação física que ocorre três vezes na semana, com 1h30min por dia.
O técnico do Gabriel, Noeslem Lima conta que a conquista da medalha foi um sonho. “Jogar contra Estados Unidos e México (donos da casa) é muito difícil e garantir uma medalha inédita para Caxias do Sul, é incrível”, destaca. Ele ainda ressalta que lidar com a pandemia, fuso horário e saudades da família foi um grande desafio. “Ver o nosso atleta jogando de igual para igual contra potencias mundiais é sem igual”, enfatiza.
Noeslem relata que um dos maiores aprendizados da viagem foi constatar que a equipe de badminton está no caminho certo. “Com mais intensidade nos treinos e competições regulares, podemos trazer resultados ainda melhores”, finaliza. Já para Gabriel, é necessário continuar focado e disciplinado, pois para garantir resultados, é necessário muitas derrotas e vitórias.
Vale destacar que o atleta está entre os 8 melhores duplistas da América, tanto na mista, quanto no masculino. Já pensando no futuro, o atleta quer continuar no esporte. “Vou manter a dedicação de sempre, com a disciplina, responsabilidade e paixão pelo Badminton. Quero trabalhar forte para ser um atleta olímpico! ”, salienta.