O momento em que os alunos do Ensino Fundamental recebem o primeiro caderno de linhas é muito especial. E, para os estudantes das cinco turmas de 1º ano do Colégio Murialdo, a tarde da última quarta-feira, 06 de abril, foi marcante e emocionante, significando uma nova caminhada, um compromisso enlaçado entre família e escola.
Inicialmente, os alunos participaram de uma apresentação de teatro feita pela professora Gabriela Santini, que interpretou a bruxa Onilda. Na apresentação, ela pedia dicas para as professoras sobre como utilizar o caderno de linhas. Tudo com o objetivo de falar da importância dessa fase e também dos cuidados com os cadernos.
Logo depois, ao retornarem para a sala de aula, os estudantes foram surpreendidos com a presença dos pais. Um momento de muita emoção, pois foram os familiares que entregaram o caderno para as crianças. “O caderno foi um objeto simbólico, no qual aproxima o saber e o sentimento. Família e escola, todos com o mesmo objetivo de encantar, tornar visível uma fase da vida da criança com significado para ela”, explica a coordenadora da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, Marcele Carra Dos Santos.
Ela, ainda, destaca que a atividade foi idealizada para fazer sentido a todos os envolvidos que fazem parte da aprendizagem da criança. “No processo da alfabetização, a família tem um papel fundamental, e estar junto com a escola, com o professor, é pura energia para a criança avançar em suas aprendizagens e ser feliz. Essa é a Pedagogia do Amor, essa é a Educação do Coração”.
Fotos: Carlo De Bortoli e Débora Valente