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27 Mai

Murialdo conquista certificado de “Escola Digital Segura”

O Colégio Murialdo conquistou o certificado “Escola Digital Segura” do Projeto Conecta: parceria do Instituto Start com a Editora Positivo. A certificação é voltada às instituições educacionais interessadas em aplicar as melhores práticas pedagógicas no uso das novas tecnologias e governança de TI, em conformidade legal com as leis brasileiras.

 

Neste ano, o Colégio Murialdo garantiu a certificação de “Escola Digital Segura” com a conquista dos selos: nível tecnológico; nível social; nível normativo e nível pedagógico. O evento de premiação ocorreu no mês de abril, em Curitiba (PR) e a Instituição foi representada pelas professoras de Informática, Carla Dalzoto e Kelly Rodrigues.

 

Durante o evento, as professoras do Murialdo também participaram das palestras “A educação para um mundo exponencial! ”, com José Motta e “Nova lei de proteção de dados pessoais no ambiente escolar, com a especialista em Direito Digital e assessora do projeto, Patrícia Peck.

 

A Certificação Digital é obtida após a Instituição validar, ao longo do ano, como está sua infraestrutura tecnológica em relação à tecnologia da informação, quais sãos suas práticas sobre a segurança da informação e como está a questão de governança e o ensino da ética digital no ambiente escolar.

 

De acordo com o diretor do Colégio Murialdo, Pe. Raimundo Pauletti, a conquista do selo é resultado de um trabalho que reuniu todos os setores da Instituição. “Nos empenhamos para tornar a nossa escola mais segura e promover um aprendizado a toda comunidade acadêmica”, relata. Para a professora Carla Dalzoto, receber o prêmio foi muito gratificante. “Vemos como o nosso trabalho no Murialdo está dando resultados”, afirma.

 

Confira abaixo os objetivos da certificação:

 

- Mapear e diagnosticar o nível de conformidade legal e de segurança da informação no ambiente da Instituição de Ensino, bem como seu estágio de uso de tecnologia na sala de aula;

 

- Identificar a aplicação de processos e ferramentas de suporte à Segurança da Informação nas Instituições de Ensino;

 

- Identificar a abordagem e a aplicação dos itens de controle de Segurança da Informação na Instituição de Ensino;

 

- Identificar o comprometimento das Instituições de Ensino com os conteúdos dirigidos para os alunos na grade curricular (fixa) e apoio para orientação em Segurança da Informação e Ética Digital;

 

- Apoiar na implementação de uma cultura de uso ético, seguro, saudável e legal dos recursos tecnológicos por alunos, educadores, colaboradores e pais;

 

- Promover a liberdade responsável e o uso saudável e sustentável da tecnologia por todos;

 

- Ampliar a Governança de TI e a Segurança da Informação alinhadas às ações de Gestão;

 

- Permitir uma maior blindagem legal do ambiente educacional;

 

- Deixar claras e formalizadas as regras relacionadas ao comportamento e ao uso de novas tecnologias na Instituição de Ensino;

 

- Nortear um plano de ação, com atividades e prioridades, para que possa ser feita uma melhor governança e gestão do uso da tecnologia nas Instituições de Ensino;

 

- Garantir maior segurança jurídica, no aspecto preventivo e reativo quanto à proteção da Instituição de Ensino no tocante ao uso de ferramentas tecnológicas;

 

- Estimular a educação no uso ético, seguro e legal da tecnologia dentro e fora da Escola;

 

- Promover a evolução e melhoria contínua das Instituições de Ensino junto às melhores práticas de Governança de TI e Segurança Digital.

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