Na última semana, o setor de Psicologia Escolar e a Coordenação Pedagógica do Colégio Murialdo promoveu um bate-papo sobre sexualidade com os alunos dos 5º anos. Ressalta-se que só participaram da atividade os alunos com autorização dos responsáveis. Abaixo segue texto produzido pela psicóloga escolar Rosana Rossatto sobre a importância da realização da ação:
Você já parou para observar o quanto a sexualidade está presente no cotidiano escolar? Como espaço social de convivência e também por vivenciar as várias etapas do desenvolvimento de cada indivíduo, os espaços educativos constituem um contexto necessário e extremamente rico de possibilidades. Nesse contexto, a sexualidade e suas diversas formas de expressão estarão atuando constantemente.
Crianças e adolescentes vivem, naturalmente, suas curiosidades e experimentações, individual e/ou coletivamente. Tais vivências também ocorrem no contexto da sexualidade, em que devem ser respeitados os estágios do desenvolvimento de cada indivíduo, suas experiências e o contexto em que está inserido. É preciso estar atento para acompanhar esses movimentos, a fim de proporcionar espaços de diálogo e troca de informações que favoreçam vivências construtivas e possibilitem o desenvolvimento saudável do sujeito no que diz respeito à sua sexualidade.
Nessa direção, os alunos dos 5º anos foram convidados a participarem de uma roda de escuta e reflexão crítica acerca da sexualidade e seus desdobramentos. Tendo sempre presente a faixa etária dos educandos, visa-se a promoção de um espaço educativo e orientador que respeite o período do ciclo vital dos nossos alunos.
Fotos: Débora Valente