Com o objetivo de auxiliar o adolescente no processo de escolha profissional de forma clara e consciente, o Colégio Murialdo está disponibilizando o serviço de Orientação Profissional. A atividade, realizada com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, tem como intuito oportunizar um espaço para que os jovens possam desenvolver a maturidade na escolha profissional, de forma mais autônoma e consciente.
Além disso, o trabalho também permite pensar e discutir aspectos pertinentes após a escolha, como a carreira profissional, o mercado de trabalho, as oportunidades e as demais condições que são inerentes ao início e a toda vida profissional. Um serviço que propõe estratégias para que o aluno entre em contato com essas questões, a fim de clarificar suas ideias, aliviar seus anseios e buscar informações, podendo decidir-se de forma consciente e coerente com seus desejos e sonhos. Os atendimentos ocorrem nas quartas-feiras, das 19h às 20h, no período de setembro a outubro de 2020, totalizando oito encontros.
A Psicóloga Escolar do Colégio Murialdo, Sandra Galiotto, destaca a importância deste serviço, pois o processo de escolha profissional, muitas vezes é carregado de incertezas, angústias e medos frente ao futuro, podendo gerar insegurança e dificuldades nesse momento de definição. "Acredito que propiciar um espaço para fala e trocas sobre a carreira profissional é fundamental para que o adolescente possa se deparar com seus pensamentos e ideias sobre essa etapa tão importante da vida. O projeto de orientação profissional é o meio pelo qual o jovem amplia sua autopercepção e consciência sobre esse processo de escolha, que depende de uma construção interna a respeito da vida profissional. Para além de definir uma profissão, a orientação profissional também auxilia a pensar que profissional se desejar ser”, enfatiza.
A orientação profissional na visão dos estudantes:
Nome completo: Júlia Elizabeth Santi
Idade: 18 anos
Na sua opinião, qual a importância desse serviço?
Na minha opinião, esse serviço é de extrema importância, pois é muito raro que nós, jovens, no terceiro ano do Ensino Médio, saibamos exatamente o que queremos fazer pelo resto de nossas vidas. Mesmo que muitos tenham uma ideia, pensar a fundo sobre nosso futuro profissional é necessário, pois às vezes acaba ocorrendo a romantização da profissão desejada ou uma ideia equivocada sobre sua atuação no mercado de trabalho.
O que você mais está gostando dos encontros? E como estão ajudando você nesse momento de escolha da carreira profissional?
O que mais estou gostando nos encontros é o fato de que, por meio de testes, estou descobrindo novas características minhas, e, assim, exercitando o autoconhecimento. Isso é imprescindível na hora de escolher uma profissão, pois aprendendo quais são seus pontos fortes e fracos é muito mais fácil relacioná-los com uma área posteriormente. Também estou achando muito boa a parte da identificação que temos uns com os outros. Falamos sobre inseguranças presentes e futuras, o que nos assusta e quais nossas expectativas. E só saber que os medos e ansiedades não são unicamente meus, já é um alívio.
Você já decidiu quais são seus planos assim que finalizar o Ensino Médio?
Quanto aos planos futuros, eu não tenho algo muito definido. Há áreas que me agradam mais e faculdades que me interessam, porém quero ter mais certeza antes de iniciar qualquer coisa, e os encontros de orientação vocacional, com certeza, estão ajudando a clarear minhas ideias e me dar mais certeza de outras.
Nome completo: Luíse Oliveira
Idade: 17 anos
Na sua opinião, qual a importância desse serviço?
A importância desse serviço é fazer com que cada aluno possa se conhecer melhor, e, consequentemente, possa saber seus gostos a respeito da sua possível profissão.
O que você mais está gostando dos encontros? E como estão ajudando você nesse momento de escolha da carreira profissional?
O que eu mais gosto desses encontros é poder dividir meus medos a respeito da minha possível profissão e perceber que muito dos colegas passam pelas mesmas dúvidas que eu. A forma que isso me ajuda é poder aos poucos ir me conhecendo melhor, percebendo o que gosto ou não.
Você já decidiu quais são seus planos assim que finalizar o Ensino Médio?
Sim, meus planos são entrar para faculdade de Direito e focar muito em meus estudos, para poder ser uma excelente profissional na área que eu escolher, e junto a isso, trabalhar e aos poucos ir conquistando meus sonhos.
Nome completo: Arthur Pacheco Semprebon
Idade: 17 anos
Na sua opinião, qual a importância desse serviço?
Ajudar os participantes a terem uma melhor noção sobre os ramos profissionais e mostrar os caminhos possíveis para tomar uma decisão sobre o que fazer.
O que você mais está gostando dos encontros? E como estão ajudando você nesse momento de escolha da carreira profissional?
Gosto de poder expôr os meus receios em relação a vida profissional, e, os encontros, realmente estão me dando um direcionamento com atividades propostas pela psicóloga Sandra.
Você já decidiu quais são seus planos assim que finalizar o Ensino Médio?
Não sei ao certo, mas provavelmente vou fazer um curso técnico ou iniciar uma faculdade.