Na última semana, os estudantes das primeiras séries do Ensino Médio participaram de uma palestra com acadêmico de Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo (FAMUR), Leandro Dalla Bona, que explicou sobre as etapas de uma pesquisa científica e contou sua experiência como estudante de iniciação científica. A atividade integrou o Projeto Murialdo Pesquisador do Colégio Murialdo que busca fomentar o espírito científico e destacar sua importância para a sociedade. Para tanto, desenvolve um ambiente de pesquisa acadêmica em que os estudantes são protagonistas na elaboração do projeto, execução da pesquisa e apresentação dos resultados; desenvolve a habilidade de escrita dos gêneros: projeto de pesquisa e artigo acadêmico.
Durante o ano, os alunos desenvolverão seus projetos baseados nas seguintes linhas de pesquisa: desperdício de alimentos; trabalho, dinheiro e sustento da vida; exposição aos agrotóxicos; tipos de agrotóxicos utilizados em Caxias do Sul; tipos de alimentação; corpos perfeitos – a busca pelos supercorpos; a cultura do alimento; a globalização da língua e a fome; imigração e fome; trabalho e sobrevivência e vida e Arte.
Os trabalhos foram organizados nos três trimestres do ano. No primeiro, os estudantes entregarão o projeto; no segundo, executarão e discutirão os resultados e no terceiro, será desenvolvido um estande para o Filosofest.
Fotos: Jonas Fontana