Notícias

24 Jun

Estudantes dos 2º Anos do Ensino Fundamental participam de Círculos da Paz

O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. (Rubem Alves)

 

De 17 a 19 de junho, os estudantes dos 2º Anos do Ensino Fundamental do Colégio Murialdo – Unidade Centro participaram de encontros do projeto “Justiça Restaurativa e Círculos da Paz”. A ação ocorreu na Capela da Instituição e contou com a presença das crianças, dos professores das turmas e foi coordenada pelo coordenador do Projeto, professor Edmundo Marcon.

 

Os Círculos da Paz congregam as pessoas a estabelecerem vínculos, reúnem as pessoas para resolverem problemas e chegarem a entendimentos e fortalece relacionamentos. Eles têm como fundamentos o espaço seguro para diálogo e a resolução de conflitos onde todos são respeitados e todos têm igual oportunidade para falar sem serem interrompidos. Nos Círculos, os envolvidos debatem seus sentimentos, expõem seus argumentos e buscam, por meio do diálogo, a criação de um espaço de fala e de escuta qualificada.

 

No Colégio Murialdo, os Círculos têm sido uma experiência muito significativa na qualificação das. relações, no diálogo e na construção da cultura da paz e não-violência.

 

ORIGEM: a origem dos CIRCULOS DA PAZ E DA JUSTIÇA RESTAURATIVA é difícil de ser definida, pois na antiguidade já existiam práticas desse tipo. Na história contemporânea, nos anos 1970, há registros da utilização desse método pelos povos indígenas do Canadá e nas comunidades aborígenes maoris da Nova Zelândia. No Brasil, seu marco inicial foi o ano de 2005, com o projeto “Promovendo Práticas Restaurativas no Sistema de Justiça Brasileiro”, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

A cidade de Caxias do Sul é referência no estado, tendo iniciado práticas restaurativas já em 2004, impulsionadas pelos estudos de Comunicação Não Violenta (CNV) e cultura de paz do psicólogo Marshall Rosenberg, trazidos ao Brasil cientista social Dominic Barter e pelo ex-consultor da UNESCO David Adams. Em 2005 foi criado, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o programa de pacificação social Justiça Restaurativa para o Século 21, coordenado pelo Juiz de Direito Leoberto Brancher, referência no assunto. Em 2010, a especialista em justiça restaurativa Kay Pranis passou pela cidade para ensinar sobre os Círculos de Construção de Paz, método elaborado por ela. Atualmente, a prática está sendo disseminada em todo o Brasil.

 

Fotos: Daniela Basso e Jonas Fontana

 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

07 Nov
Colégio Murialdo é ponto de coleta do projeto Logística Reversa
Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre práticas sustentáveis, o Colégio Murialdo, em parceria com a Unicred, participa do Projeto de Logística Reversa se tornando um ponto de coleta.…
30 Out
Ex-aluno do Colégio Murialdo conquista prêmio internacional em arqueologia
João Vinícius Chiesa Back conquistou o “The European Archaeologist Photojournalist of the Year” pela European Association of Archaeologists   O historiador João Vinícius Chiesa Back, formado pelo Colégio Murialdo e…
30 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudo 2025 – Alunos Novos
O Colégio Murialdo Centro torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS NOVOS referente ao ano letivo de 2025. Todos os…
23 Out
XV Mostra de Teatro do Colégio Murialdo ocorre em novembro
A 15ª edição da tradicional Mostra de Teatro do Colégio Murialdo já tem data marcada e ocorre no mês novembro, no Teatro Murialdo. O evento apresenta os trabalhos realizados ao…
21 Out
"Festa da Família: Família é tudo" foi marcada por sol e diversão no último final de semana
No último sábado (19), o Colégio Murialdo realizou a Festa da Família 2024, com o tema "Família é Tudo", celebrando o papel essencial da família na formação de crianças e…
21 Out
Rematrículas na Rede Murialdo iniciam hoje, dia 21 de outubro
A Rede Murialdo de Educação (Escola de Educação Infantil Abelhinha, Colégios Murialdo – unidades Ana Rech, Araranguá, Caxias do Sul e Porto Alegre) informa que o processo de rematrículas para…
16 Out
Psicologia Escolar do Turno da Tarde do Colégio Murialdo realiza a II Jornada da Criança
No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, o Murialdo convida pais e responsáveis dos estudantes para refletir sobre o brincar e o desenvolvimento infantil. Com esse intuito,…
15 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudos 2025: alunos que já possuem bolsa de estudos em 2024
Nesta quarta-feira, 16 de outubro, o Colégio Murialdo – Caxias torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS QUE JÁ POSSUEM…
11 Out
Atletas do Colégio Murialdo conquistam destaque nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)
Entre o final de setembro e o início de outubro, os atletas do Colégio Murialdo representaram a escola e o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), em Recife-PE, competindo nas…
08 Out
Festa da Família Murialdo: edição 2024 será no dia 19 de outubro
Buscando promover a integração e a convivência entre as Famílias e o Colégio, no próximo dia 19 de outubro o Murialdo realiza mais uma edição da Festa da Família, com…