Ensino e sustentabilidade são elementos fundamentais para o projeto “Artigo Científico – A Cultura do Descarte”, que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental estão desenvolvendo. As quatro turmas irão trabalhar temas relacionados ao meio ambiente como lixo, esgoto doméstico, tratamento de efluentes e consumo consciente X consumo abusivo.
O projeto multidisciplinar promove o ensino por meio da elaboração de um artigo que trabalhe com as ferramentas básicas de informática como word e excel, bem como aprimora e desenvolve os métodos de pesquisa científica.
A coordenadora pedagógica Cristina Becker destaca que o desenvolvimento do trabalho adquire grande importância, tanto no âmbito educacional quanto no desenvolvimento sustentável do planeta. “O cuidado com a vida e a natureza não tem etapa ou idade, é obrigação de todos. Além disso, para os adolescentes é um excelente exercício, pois estão a caminho do ensino médio e a pesquisa é fundamental para o conhecimento.
A estudante Paola Bazanella, 15 anos, participou da edição passada do projeto e destaca que o trabalho proporcionou um grande aprendizado. “Ele nos exigiu habilidades importantes de aprimoramento da escrita, da leitura e da utilização das regras de elaboração de trabalhos científicos. Por outro lado, também nos fez pensar como nossas atitudes podem mudar mundo”, salientou.