Nesta terça-feira, 27 de junho, os estudantes das primeiras séries do Ensino Médio do Colégio Murialdo participaram de um tour cultural pela cidade de Caxias do Sul. Eles visitaram a Câmara Municipal de Vereadores para prestigiar a Mostra Fotográfica “Senegal, cores e cultura”, da professora da Faculdade Murialdo (FAMUR) Juliana Rossa e a Igreja São Pelegrino, para conhecer as obras do artista plástico Aldo Locatelli.
As visitas proporcionaram aos estudantes o conhecimento da cidade por meio de sua história e arte e o conhecimento das diferentes realidades sociais, tanto nacional quanto internacionalmente. Os alunos foram acompanhados pelos professores Roberta Tomé, Silvana Negretto, Aline de Souza, Poliana Molon e pela professora da FAMUR Juliana Rossa.
Mostra Fotográfica “Senegal, cores e cultura”: a exposição conta com 20 imagens, de diversos tamanhos, feitas durante uma viagem ao Senegal, pela professora da Faculdade Murialdo em março desse ano. A visita foi feita para a realização de uma pesquisa de campo para o doutorado de Juliana. O trabalho estuda a poética vocal dos cantos religiosos murides (muridismo é a fraternidade muçulmana praticada pela maioria dos senegaleses).
Aldo Locatelli: "O MAGO DAS CORES" nasceu em Villa D' Alme - Bérgamo, Itália, aos 15 de agosto de 1915 e na própria cidade natal realizou seus estudos. Terminado o curso de artes plásticas, com extraordinário brilhantismo, viu-se convocado às armas e participou da II Guerra Mundial, combatendo no Norte da África. Possui inúmeras obras na Itália, bem como no Brasil. Em Caxias do Sul se faz presente com suas obras de arte na Igreja de São Pelegrino, na Capela das Carmelitas, na Igreja Santo Sepulcro e no antigo Pavilhão de exposições da Festa da Uva, hoje centro administrativo Municipal com o grandioso "Do Itálico berço à nova Pátria Brasileira" (1954). Em 1951 Aldo inicia a pintura mural da Igreja São Pelegrino, ao tempo em que se muda para Porto Alegre, para uma casa no bairro Petrópolis, onde anexa nos fundos, seu ateliê, uma construção de nove metros de altura. Naturaliza-se brasileiro e sua expressão artística entra numa escala evolutiva em busca de uma identidade, adquirida por definitivo a Via Sacra de São Pelegrino, mas que o destino não permitiu continuidade. Aldo Locatelli faleceu em 03 de setembro de 1962, em Porto Alegre aos 47 anos de idade, como brasileiro naturalizado, em pleno poder de criação de seu gênio. Está sepultado no cemitério São Miguel e Almas (Porto Alegre). Sua preocupação era de retratar o mais fiel possível a história, por isso estudava muito. (Fonte: www.saopelegrino.com.br)
Fotos: Divulgação
Clique aqui e confira a geleria completa de fotos