O Colégio Murialdo promoveu, na noite desta quinta-feira, 26 de outubro, a palestra “Depressão na adolescência: precisamos falar sobre isso”, com a psicóloga escolar, Carla Martinotto. O encontro contou com a presença de aproximadamente 80 pais, mães e demais responsáveis.
A iniciativa buscou alertar e instrumentalizar os pais de como agir frente às situações em que as crianças, adolescentes e jovens apresentam sinais de depressão. Também puderam expressar suas preocupações e sanar as dúvidas sobre a doença.
De acordo com Martinotto, a maioria das pessoas acredita que ser adolescente é sinônimo de felicidade, não se sabe o que realmente passa na cabeça dos adolescentes. “Há muita angústia e tristeza, o difícil é identificar quando eles se tornam depressivos sem condições de medir consequências drásticas”, alertou.
Para a mãe Ana Rodrigues, mãe de Laura, é preciso acompanhar o desenvolvimento dos filhos. “Muitas vezes, deixamos de dar atenção e olhar para nossos filhos só porque eles cresceram. Mas a gente se engana. E mais, precisamos saber diferenciar o que é rebeldia, o que é chantagem e o que é depressão”, destacou. Segundo Ana, a palestra foi esclarecedora e ajudou a entender melhor a doença que não escolhe raça, cor, classe social e aflige tantas famílias. “O diálogo ainda é o melhor caminho”, advertiu.
Fotos: Marco Antônio Tessari