O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho. As Nações Unidas no Brasil (ONU), a partir da temática “Poluição do Ar”, propuseram uma série de atividades para comemorar a data. Uma delas é o #DesafioDaMáscara que busca a melhoria da qualidade do ar no mundo, por meio das redes sociais. Cada pessoa deve postar uma foto com a #DesafioDaMáscara; #CombataAPoluiçãodoAr; e #DiaMundialdoMeioAmbiente.
O Colégio Murialdo não ficou de fora dessa. As turmas das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio toparam o desafio e trouxeram máscaras para a sala de aula. A iniciativa foi coordenada pela professora de Biologia, Luciana Santini e os estudantes circularam pela Instituição usando suas máscaras para chamar a atenção da importância da qualidade do ar.
De acordo com Santini, participar do desafio foi apenas uma das ações de conscientização que podem ser realizadas em prol do meio ambiente. “Precisamos mudar nossas atitudes, praticar mais a sustentabilidade e nos comprometermos em diminuir a produção de poluentes! Acredito que, a partir da educação, teremos cidadãos mais responsáveis e mais sustentáveis”, salienta.
“Não paramos para pensar o quanto as nossas ações afetam o meio ambiente. Precisamos ter atitudes e deixar de sermos egoístas. Esse desafio faz com que possamos refletir nas possibilidades de cuidar do nosso planeta”, afirma a aluna Laura Paim.
A estudante Maria Júlia Gomes conta que a escola tem papel fundamental na formação dos cidadãos. “Se cada um fizer um pouco e mudar suas atitudes, o mundo será muito melhor e mais sustentável. E isso passa pela educação”, argumenta.
Fotos: Daniela Basso