“Fortes razões fazem fortes ações”. (William Shakespeare)
A Campanha do “Outubro Rosa” no Colégio Murialdo sensibilizou e mobilizou toda a comunidade escolar: palestras, bate-papo, trabalhos acadêmicos, pesquisas e doação de cabelos foram algumas das ações. Dando sequência ao projeto “Gi Tavares – ano IV, a Instituição arrecadou 70 acessórios para cabelos e 104 mechas de cabelos, além de mensagens de apoio às mulheres em tratamento do Câncer de Mama. As doações foram entregues ao Banco de Perucas do Hospital Geral pela professora de Biologia Luciana Gecchelin Santini e pelas alunas Verônica Trevisan, Roberta Monteiro, Adriéli Gonçalves, Gabrielli Adamatti e Victoria Gebhardt, na tarde desta segunda-feira.
De acordo com Santini, a ação foi de grande importância para as pessoas que estão passando pela doença. “Tudo valeu a pena. Vestir rosa o mês inteiro, ver o sorriso dos alunos doando suas mechas de cabelos ou mechas de seus familiares, ler as mensagens de solidariedade e apoio, ouvir o depoimento de uma mulher que teve a doença e se sensibilizar com a causa, é acreditar na presença de Deus”, afirmou emocionada.
Segundo a estudante da turma 201, Verônica Trevisan, o “Outubro Rosa” alertou sobre os sintomas e as formas de prevenção da doença. “A queda do cabelo é um efeito muito visível, não tem como você esconder isso de outra pessoa. A peruca ajuda a resgatar a autoestima do paciente, para que possa continuar o tratamento de cabeça erguida”, relatou.
Para a aluna da turma 203, Adriéli Gonçalves, a campanha é um marco que faz a diferença. “No Murialdo aprendemos a ajudar o próximo. Me senti lisonjeada em participar da campanha e tenho a certeza que a solidariedade das pessoas com a causa só tende a aumentar”, destacou.
Obrigado a todos que participaram do “Outubro Rosa”. Pequenas atitudes fazem a grande diferença!
Importância da prevenção: A prevenção é o melhor remédio. Toda mulher deve fazer a mamografia a partir dos 40 anos. Conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, em Caxias do Sul, ocorreu uma queda de 24% no número de mortes por câncer de mama em 2015 em comparação com o ano de 2014. Isso ocorreu devido aos exames preventivos.
Banco de Perucas: é o primeiro da cidade e atende as pacientes em tratamento oncológico no Hospital Geral, com o empréstimo de perucas e lenços. O Banco tem o apoio do grupo de voluntárias “Amigas de Peito e Alma”, formado por pacientes e ex-pacientes do HG.
Fotos: Divulgação