Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! (Paulo Freire)
Aprender a ler, interpretar e compreender é produzir conhecimento. E para iniciar esse processo de aprendizagem, de forma lúdica, o Colégio Murialdo lançou, nesta segunda-feira, 22 de maio, o projeto “Aprender é uma diversão” com o Primeiro Ano do Ensino Fundamental - Turmas 11, 12, 13, 14 e 15.
O projeto é desenvolvido a partir da leitura do livro “Maricota e o Mundo das Letras”, de autoria de Frei Betto. Duas vezes por semana, dois alunos levarão para casa uma sacola que contém o livro, a Maricota (personagem principal da história) e algumas atividades de alfabetização. É importante que pais e alunos resolvam coletivamente todos os exercícios propostos pela Maricota.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica Cristina Becker, a alfabetização é um momento mágico na vida de uma criança e a estratégia lúdica é uma importante ferramenta para que isso ocorra. “O brilho nos olhos dos alunos com a chegada da Maricota foi encantador; são os pequenos detalhes que fazem a diferença”, ressalta.
O projeto tem a intenção de promover a aprendizagem de uma forma divertida, fazendo com que os pais se envolvam nas atividades de ensino de seus filhos!
Sobre o livro: Brincando com sua caixa de letras, Maricota fez um amigo chamado Alfabeto. O amigo desvendou um mundo maravilhoso para a menina. Com apenas 26 letras escreve-se um bilhete ou um livro enorme. Maricota ficou encantada com a possibilidade de aprender a ler e escrever. Seu sonho era ir à escola e ser alfabetizada para se comunicar com universos próximos e distantes.
Fotos Daniela Basso e Morgana Vanin