Na terça-feira, 4 de setembro, os estudantes das turmas 201 e 202 das segundas séries do Ensino Médio participaram do lançamento do projeto “Lola Antenada – Ano IV”, idealizado pela professora de Biologia, Luciana Gecchelin Santini. Nesse primeiro encontro, os alunos ouviram depoimentos de colegas, ex-alunos, familiares e profissionais convidados. Todos deram seus depoimentos, falando de como é o seu dia a dia e quais são os desafios e dificuldades que enfrentam na vida enquanto deficientes. Eles sensibilizaram e emocionaram a todos.
Neste ano, o projeto tem como lema “Quando EU mudo o mundo se transforma!”. Para Santini, a iniciativa busca diminuir o preconceito e conscientizar as pessoas sobre as capacidades e potencialidades dos deficientes. “Nós precisamos sensibilizar e criar uma ‘rampa’ de acesso até o coração das pessoas; realizar discussões, opinar e elaborar propostas possibilitando a convivência respeitosa com as diferenças”, afirma.
A professora ainda afirmou que o projeto tem como mascote a Lola, uma menina alegre, vaidosa, de personalidade forte, cheia de energia e que gosta de realizar muitas descobertas. Além disso, ela é cadeirante (um caso de paraplegia incompleta). Lola liderará as atividades dos alunos. Eles terão de formar equipes, pesquisar sobre algumas deficiências e utilizar bonecos caracterizados. Durante o trimestre, os estudantes também escreverão a biografia de colegas deficientes. O trabalho é baseado em fatos reais.
Fotos: Jonas Fontana