As celebrações que antecedem a Páscoa, tradicionais no Colégio Murialdo, foram realizadas nos dias 19, 21 e 28 de março. Os momentos de espiritualidade tiveram o intuito de pedir bênçãos ao ano letivo de 2024 e, ainda, fazer uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem a temática “Fraternidade e Amizade Social”.
Assunto que vem ao encontro da Proposta Pedagógica da Rede Murialdo de Educação. Uma instituição comprometida na construção de uma sociedade em que a pessoa encontre respeito pela sua dignidade e seja valorizada na sua individualidade e particularidade. “Para Murialdo, ‘A amizade é o testemunho mais certo que Deus está presente em nós.’ Esse companheirismo nos dá a certeza de que não caminhamos sozinhos, compartilhamos vivências, experiências e aprendizados que nos impulsionam para um futuro da humanidade com maior esperança”, destaca o vice-diretor, Edmundo Marcon, um dos coordenadores dos encontros.
As celebrações também contaram com a presença do diretor do Colégio, Pe. Gilberto da Câmara, que abençoou a todos, e do coordenador da Pastoral Escolar, Carlos Pisoni. O professor José Leandro Marchesini ficou responsável pelas canções que animaram as celebrações.
A iniciativa, que faz parte do projeto Escola em Pastoral, busca proporcionar e orientar momentos de espiritualidade, estudo e atividades para a comunidade escolar, visando uma educação integral baseada na Pedagogia de São Leonardo Murialdo.
Projeto Escola em Pastoral: Se desenvolve a partir da missão de Jesus em tornar o reino de Deus presente no mundo. A escola cristã é um dos braços da igreja na evangelização. Todo educador é chamado a pastorear o rebanho do Senhor. Jesus Cristo envia cada um na mesma missão que recebeu do Pai: “Eu vim para que, todos, tenham vida, e a tenham em abundância”. (Jo 10,10). A escola é um dos lugares, por excelência, do cuidado para que todos tenham vida em plenitude e sejam felizes.
Fotos: Carlo De Bortoli, Débora Valente e Ester Giovana da Fonseca.